Tremor causou cortes de energia e atrasos em trens-bala, mas não deixou feridos graves nem grandes prejuízos, segundo autoridades locais. (Imagem: JMA)
Um terremoto de magnitude preliminar 5,1 sacudiu a região norte da província de Nagano, no centro do Japão, na noite desta sexta-feira, dia 18, por volta das 20h19, horário local. Não houve alerta de tsunami, segundo informou a Agência Meteorológica do Japão (JMA).
O tremor ocorreu a cerca de 13 km de profundidade e registrou intensidade 5 fraca na escala sísmica japonesa, que vai até 7. A JMA inicialmente estimou a magnitude em 5,0, mas revisou para 5,1 logo após a análise inicial.
As áreas mais atingidas foram a cidade de Omachi e vilarejos próximos. Omachi é conhecida por ser a porta de entrada do lado de Nagano para a famosa Rota Alpina Tateyama Kurobe, um popular trajeto turístico que atravessa os Alpes Japoneses até a cidade de Tateyama, em Toyama.
Até o momento, não foram registrados feridos graves ou danos estruturais significativos, de acordo com o governo local. No entanto, cerca de 100 residências ficaram temporariamente sem energia elétrica, inclusive na cidade de Nagano.
A operadora ferroviária JR West informou que o tremor causou atrasos em trens-bala da linha Hokuriku Shinkansen, que liga Tóquio a Kanazawa, na província de Ishikawa. A operação foi retomada após verificações de segurança nas vias.
O Japão está localizado no chamado Círculo de Fogo do Pacífico, uma região com intensa atividade sísmica. Tremores com magnitude entre 5 e 6 são relativamente comuns e geralmente não causam grandes estragos graças ao rigor nas normas de construção e sistemas de alerta avançados.