Portas da Capela Sistina se fecharam e cardeais iniciam votação para escolher sucessor de Papa Francisco
Atualização: 07/05/2025 – 14:16
14:16 Robert Francis Prevost, dos EUA é anunciado como Papa Leão XIV

(Reprodução: Vatican News | Vaticano, 2025)
O cardeal americano Robert Francis Prevost foi eleito como Papa Leão XIV para assumir o pontificado da Igreja Católica. Ele nasceu em Chicago e tem 69 anos de idade.
Trabalhou no Peru de 1985 a 1986 e de 1988 a 1998 como pároco, funcionário diocesano, professor de seminário e administrador. Passou os anos de 1987 a 1988 e de 1998 a 2001 nos Estados Unidos, radicado em Chicago e trabalhou na ordem agostiniana.
O Papa Francisco nomeou-o cardeal em 30 de setembro de 2023. Foi eleito Papa, adotando o nome de Leão XIV.
13:43 Novo Papa deve dar a primeira benção em breve
Até o momento, o nome do novo Papa ainda não foi divulgado. A tradição prevê que, em breve, o escolhido será apresentado oficialmente ao público, revelando também o nome papal que adotará. Logo após o anúncio, o novo pontífice deverá aparecer na varanda da Basílica de São Pedro para saudar os fiéis e dar sua primeira bênção.
13:22 Fumaça branca sai da chaminé

(Reprodução: Vatican News | Vaticano, 2025)
Diretamente da Capela Sistina a fumaça branca acaba de sair da chaminé. 60 mil fieis de vários lugares do mundo estão esperando a aparição do novo papa para assumir a Igreja Católica. Rádios, TVs e Jornais do mundo inteiro interrompem suas programações para noticiar o anuncio do Santo Padre.
Chaminé sai fumaça branca, mas em seguida sai fumaça preta
Durante a manhã brasileira e o fim da tarde japonesa, ocorreu uma pequena saída de fumaça branca, deixando todos na expectativa. No entanto, saiu uma fumaça preta em seguida, dizendo que não houve consenso entre os cardeais para a escolha do novo papa. O mundo ainda espera pela nova informação.
16:05 Fumaça preta sai pela chaminé, a votação será adiada

Por volta das 21:05 no horário de Roma, a chaminé indicou a saída de uma fumaça preta. O que significa que a eleição do papa não foi concretizada neste momento em virtude de não haver votos suficientes para a sua escolha. Dada a essa circunstância, uma nova votação será realizada pelos cardeais amanhã pela manhã, durante a noite japonesa e a madrugada brasileira.
16:34 Nenhum papa foi eleito numa única noite desde 1227
A última vez que um cardeal foi eleito para entronar na Igreja Católica em apenas uma noite, ocorreu na eleição de Gregório IX, onde o conclave foi decidido por 15 cardeais. O seu papado foi de 1227 até 1241.
No conclave onde o Papa Francisco foi eleito, ocorrido em 2013, o processo demorou dois dias para a sua conclusão, ocorrido no dia 13 de março. Mas já houve casos em que geralmente pode levar até 5 dias, uma semana, as vezes um mês ou até mesmo um ano.
O mais longevo pleito para a escolha do Papa Gregório X, onde durou 2 anos e 277 dias, muito embora o pleito contasse com apenas 20 cardeais divergentes para a sua escolha, cujo pontificado foi entre 1272 a 1276.
Após a eleição que durou 51 dias (14/12/1830 – 02/02/1831) para escolha de Gregório XVI, os conclaves duraram entre 2 a 5 dias e nenhum papa foi eleito numa única noite até então.
Teve início o conclave no Vaticano para a eleição do novo papa, após a morte do papa Francisco, ocorrida em 21 de abril. As portas da Capela Sistina foram fechadas, marcando o começo da votação secreta entre os cardeais reunidos para escolher o sucessor do pontífice falecido.
Segundo a tradição da Igreja Católica, o novo papa deve ser escolhido entre os cardeais, que repetem as votações até que um candidato obtenha pelo menos dois terços dos votos. Caso não haja consenso, sucessivas votações são realizadas, e a decisão pode levar vários dias.
O resultado da eleição será comunicado ao público por meio da fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina: fumaça preta indica que ainda não há papa eleito, enquanto fumaça branca anuncia a escolha do novo pontífice.
Além da votação, o processo inclui o momento em que o cardeal de maior hierarquia pergunta ao eleito se aceita o cargo de papa. Após a aceitação, o novo pontífice escolhe seu nome papal e aparece na sacada da Basílica de São Pedro para sua primeira bênção e mensagem ao mundo, em um ritual conhecido como “Habemus Papam”.
A diversidade dos cardeais participantes, que vêm de várias regiões do mundo como Ásia, América Latina e África, torna a eleição ainda mais aguardada, com especulações sobre qual região poderá ter seu representante escolhido.
O Portal Mirai seguirá atualizando esta matéria caso haja novas informações.