Sinal vermelho para o Japão: 25% dos semáforos estão velhos e governo começa remoção em massa

Mais de 51 mil semáforos no Japão já passaram da vida útil e há risco de queda. Governo iniciou plano para remover 4.200 unidades até 2029.

O Japão é frequentemente citado como um dos países com o maior número de semáforos por pessoa, e muitos residentes das grandes cidades provavelmente concordam que há uma quantidade excessiva deles e as vezes até com o fato de fazermos as luzes verdes serem chamadas de azuis entre muitas setas verdes, como postamos aqui há algumas semanas.

Embora seja compreensível a importância de controlar o fluxo do tráfego, ver uma sequência de seis ou sete semáforos vermelhos em um único trecho de 500 metros é, para muitos, um exagero.

Você provavelmente já ouviu falar do famoso cruzamento de Shibuya, mas que tal o Otemon Scramble na cidade de Nichinan, na província de Miyazaki? (Imagem: SoraNews)

O excesso de paradas é irritante, mas um problema muito maior está emergindo: assim como a população humana no Japão, a população de semáforos está envelhecendo a uma taxa alarmante.

De acordo com a Agência Nacional de Polícia (NPA), a vida útil de um semáforo é de 19 anos. Em uma pesquisa realizada no ano passado, impressionantes 51.302 semáforos foram encontrados com 19 anos ou mais. Isso representa aproximadamente 25% dos cerca de 200.000 semáforos em todo o Japão, a maior taxa já registrada.

Abaixo, uma reportagem do FNN falando a respeito:

Os efeitos desse envelhecimento podem variar, como a diminuição da intensidade das luzes, mas o maior problema de segurança é o risco de a estrutura inteira desabar. A NPA informa que, desde 2020, houve 11 incidentes de semáforos que caíram devido à deterioração. Embora se saiba que um desses casos foi causado por excesso de urina de cachorro no poste, a idade é certamente um fator contribuinte.

Soluções e Reações Públicas

A substituição de todos esses semáforos exigiria um aumento significativo no orçamento, especialmente porque não foi gasto o suficiente em sua manutenção inicial. Em vez disso, a NPA parece estar concentrando esforços na remoção de semáforos desnecessários para reduzir a carga. O objetivo é remover 4.200 semáforos em todo o Japão até 2029. No ano passado, 679 semáforos já foram retirados. A NPA instruiu todas as delegacias de polícia de províncias a removerem semáforos desnecessários e a direcionarem o orçamento para a atualização dos semáforos essenciais, a fim de manter a infraestrutura de tráfego.

Os comentários online foram positivos em relação à notícia de que haverá menos semáforos, mas também expressaram indignação pelo fato de os governos não terem gerenciado adequadamente essa questão até agora.

Muitos usuários se manifestaram: “Esperar em um sinal vermelho no meio das montanhas onde não há ninguém por perto é uma séria perda de tempo.” Outros sugeriram: “O Japão tem muitos semáforos desnecessários, por favor, removam-nos.” Houve até quem ironizou: “Se removerem os semáforos, menos pessoas avançarão o sinal vermelho e o crime será reduzido, lol.” Há também sugestões como: “Deveriam fazer rotundas como na Europa.

A frustração com semáforos mal sincronizados ou em locais desnecessários é palpável entre os motoristas. A remoção de semáforos é provavelmente uma medida prudente, tanto em termos de controle de custos quanto de liberação das estradas.

Com informações do FNN Prime Online via SoraNews