Grande erupção vulcânica atinge ilha de Flores, na Indonésia

Coluna de cinzas chegou a 18 mil metros de altura; autoridades alertam para perigo na região próxima ao vulcão

Uma erupção vulcânica de grandes proporções foi registrada nesta segunda-feira (7) na ilha de Flores, na Indonésia. O vulcão, que possui 1.584 metros de altura, lançou uma imensa coluna de cinzas que chegou a 18 mil metros na atmosfera, segundo autoridades locais.

Por precaução, foi determinado que ninguém se aproxime em um raio de 6 quilômetros da cratera, devido ao risco de novas explosões e queda de materiais vulcânicos.

Apesar da intensidade da erupção, a Agência Meteorológica do Japão informou que não houve registro de anomalias significativas no nível do mar ao longo das costas do Japão e de outros países próximos. O órgão também monitorou a possibilidade de tsunami, mas descartou riscos imediatos.

Este é o segundo grande evento registrado recentemente na região. Em novembro de 2024, uma erupção semelhante resultou na morte de nove pessoas. Desde então, as autoridades indonésias reforçaram o monitoramento e os protocolos de emergência em áreas próximas a vulcões ativos.

A Indonésia faz parte do chamado “Anel de Fogo do Pacífico”, uma região com intensa atividade sísmica e vulcânica. O país abriga mais de 120 vulcões ativos e erupções como essa são relativamente comuns, embora algumas atinjam grande escala, como neste caso.