Rede de conveniência inicia serviço pago para motoristas dormirem em seus veículos, diante do aumento dos custos com hospedagem
A rede japonesa de lojas de conveniência Lawson Inc. anunciou nesta segunda-feira (8) um novo serviço pago que permitirá a pernoite de viajantes em veículos nos estacionamentos de algumas de suas lojas, diante do aumento dos custos com hospedagem no país.
A novidade começa com um teste em seis unidades de Chiba, próxima a Tóquio, a partir de 14 de julho e segue até junho de 2026. A empresa pretende expandir o serviço para todo o Japão, dependendo dos resultados da fase experimental.
Voltado principalmente para jovens e viajantes econômicos, o serviço terá preços entre 2.500 ienes (cerca de R$ 90) e 3.000 ienes (cerca de R$ 105) por noite. Os motoristas poderão reservar as vagas pelo site RV-Park.jp, da Associação Japonesa de Veículos Recreativos, com pagamento via cartão de crédito.
As vagas poderão ser utilizadas das 18h às 9h do dia seguinte. Além do espaço para estacionar e dormir, os clientes terão acesso a banheiros, alimentos e bebidas disponíveis nas lojas Lawson 24 horas por dia.
“Também podemos oferecer uma sensação de segurança, já que sempre há funcionários na loja”, disse um representante da empresa.
A Lawson destacou que, apesar de outros locais como estações de descanso e banhos públicos já oferecerem esse tipo de serviço, a conveniência do funcionamento 24 horas e a estrutura das lojas são diferenciais importantes para os viajantes.
O serviço surge em meio ao crescimento do uso de veículos recreativos (RVs) e do turismo mais acessível, mas com poucas opções formais para dormir dentro do carro com conforto e segurança no país.