Usina eólica em Hokkaido volta a funcionar parcialmente após suspender atividades por colisões com águias protegidas
A Eurus Energy Holdings, maior empresa de energia eólica do Japão, anunciou que retomou neste sábado (12) a operação parcial do parque eólico de Hamasato, localizado em Horonobe, Hokkaido. A usina estava com as turbinas paradas durante o dia desde março, após colisões fatais de aves raras protegidas pelo governo japonês.
Desde o início das operações comerciais, em maio de 2023, até março deste ano, 10 águias-de-cauda-branca e 1 águia-marinha de Steller — espécies raras e protegidas — colidiram com as turbinas eólicas da instalação.
Como resposta, a empresa suspendeu, a partir de 25 de março, o funcionamento diurno de todas as 14 turbinas, entre uma hora antes do nascer do sol até o pôr do sol. Também foram instalados dispositivos que emitem sons para afastar as aves.
De acordo com o porta-voz da Eurus, o número de aves migratórias na região diminuiu e foram implementadas medidas adicionais, como aumento do volume dos sons de aviso e uso de mais alto-falantes em cada turbina. Após consulta com especialistas em aves, a retomada parcial foi autorizada.
Das 14 turbinas, 13 voltaram a funcionar normalmente. Apenas uma turbina, onde ainda houve três colisões após as medidas, segue com as atividades suspensas. A empresa afirmou que continuará monitorando e aplicando medidas para evitar novos casos de “bird strike” (colisão de aves).