Inovação japonesa permite monitorar formato, cor e quantidade das fezes por meio de escâner no vaso sanitário e aplicativo para celular.
A fabricante japonesa Toto Ltd., famosa por seus vasos sanitários tecnológicos, vai lançar em agosto um modelo inovador que analisa as fezes dos usuários. O produto, que será vendido para uso doméstico, mede quantidade, textura, formato e cor das fezes, enviando essas informações diretamente para um aplicativo de celular.
Essa tecnologia, considerada inédita no Japão, foi desenvolvida para atender um público cada vez mais preocupado com a saúde intestinal. O novo vaso sanitário possui um sensor instalado ao lado do jato de água, que funciona como um escâner semelhante ao de código de barras. Quando o usuário senta, o aparelho ativa a medição automaticamente.
A análise classifica as fezes em sete tipos de formato e consistência (como em forma de banana, granuladas ou líquidas), além de três variações de cor: ocre, marrom e marrom escuro. A quantidade também é classificada como baixa, média ou alta. Todas essas informações são registradas no aplicativo, que mostra os dados em um calendário e dá orientações personalizadas com base nos hábitos intestinais.
Segundo uma pesquisa da própria Toto, 76% das pessoas observam suas fezes após evacuar, mas apenas 6% registram esses dados digitalmente. Com essa inovação, a empresa quer facilitar esse acompanhamento e contribuir para a promoção da saúde.
O novo recurso estará disponível nos modelos de luxo da linha “Neorest”, que serão lançados em 1º de agosto. Os modelos LS-W e AS-W terão preços a partir de 542.300 ienes (cerca de R$ 20 mil) e 493.900 ienes (aproximadamente R$ 18 mil), respectivamente. A Toto espera vender 7.300 unidades por ano a partir do terceiro ano após o lançamento.
Desde o lançamento do famoso assento “Washlet” em 1980, a Toto vem aperfeiçoando seus produtos com foco em conforto, limpeza e economia de água. Agora, a empresa aposta na integração com a saúde como seu novo diferencial.