FamilyMart e Aeon implementam IA para automatizar pedidos e descontos, buscando eficiência diante da escassez de trabalhadores.
Com a escassez crescente de trabalhadores, varejistas no Japão estão recorrendo à inteligência artificial (IA) como solução para melhorar a eficiência operacional. Grandes nomes do setor, como FamilyMart e Aeon, já implementaram sistemas automatizados para auxiliar em decisões de compras e gerenciamento de estoques.
Desde junho, cerca de 500 lojas FamilyMart passaram a utilizar IA para processar dados de vendas dos últimos 12 meses, além do fluxo de clientes e das condições climáticas, recomendando pedidos personalizados para cada unidade. O foco está em itens como pães, sanduíches, onigiri e produtos de consumo rápido.
De acordo com funcionários da rede, o novo sistema reduz em até 50% o tempo para realizar pedidos e diminui em cerca de 4% as taxas de falta de estoque. A empresa avalia expandir o uso da tecnologia para mais estabelecimentos.
“Tentamos aplicar a IA e tecnologia digital para melhorar a eficiência e reduzir a necessidade de mão de obra,” declarou Takahashi Hiroshi, funcionário da FamilyMart. Ele acrescenta que o objetivo é também aumentar a rentabilidade das lojas por meio da otimização na quantidade e qualidade dos pedidos.
Do outro lado do setor, o grupo Aeon está usando inteligência artificial para decidir descontos de preço em refeições embaladas e alimentos frescos em supermercados, potencializando as vendas e evitando desperdício.
O uso estratégico da IA no varejo japonês indica uma tendência crescente em soluções digitais para enfrentar desafios logísticos e demográficos, transformando a forma como os negócios operam e interagem com seus consumidores.