Empresa canadense desiste de comprar 7-Eleven Japan após acusações de falta de transparência por parte da Seven & i Holdings.
A gigante canadense do setor varejista Alimentation Couche-Tard, conhecida pelas redes Circle K e Casey’s, anunciou oficialmente a desistência da proposta de compra da holding japonesa Seven & i Holdings, controladora da rede 7-Eleven Japan, entre outros negócios como o supermercado Ito-Yokado, o sistema bancário online Seven Bank e a loja de utilidades domésticas Loft.
A tentativa de aquisição havia se tornado pública em agosto de 2024, com uma oferta inicial de US$ 37 bilhões, posteriormente aumentada para US$ 47 bilhões. O plano previa adquirir todas as operações internacionais da holding e 40% das operações dentro do Japão.
Após a assinatura de um acordo de confidencialidade em abril de 2025 para aprofundar as negociações, a Couche-Tard acusou a Seven & i de postura evasiva e falta de transparência, o que resultou na suspensão do processo. Em carta tornada pública, a empresa canadense afirma que não houve engajamento sincero ou construtivo por parte da contraparte japonesa, que teria conduzido uma “campanha calculada de obstrução e atraso”.
Com isso, no dia 16 de julho, a Couche-Tard retirou oficialmente a proposta, encerrando a negociação bilionária que prometia transformar o cenário varejista global.
Segundo analistas, qualquer outra empresa interessada em adquirir participação na Seven & i deverá enfrentar um processo longo e complexo. A disputa por uma fatia de uma das redes de conveniência mais adoradas do Japão mostra que, no mundo dos negócios, nem sempre ter vontade de comprar significa que a porta está aberta.
Com informações via SoraNews