Cinco pessoas ficaram levemente feridas após explosão de power bank da marca Cheero, que já havia sido recolhida
Um incêndio ocorrido dentro de um trem da linha JR Yamanote, em Tóquio, foi causado por uma bateria portátil defeituosa, segundo confirmou a fabricante nesta quinta-feira (24). O incidente aconteceu no dia 20 de julho e deixou cinco pessoas levemente feridas.
O fogo começou por volta das 16h10, no trecho entre as estações Shin-Okubo e Shinjuku, quando um power bank que estava com um dos passageiros pegou fogo repentinamente. A fumaça e o susto causaram pânico no vagão, e cinco passageiros tiveram ferimentos leves.
A bateria envolvida é do modelo “cheero Flat 10000mAh”, fabricada por uma empresa sediada em Osaka. Este modelo já havia sido incluído em um recall, e mais de 39 mil unidades foram vendidas no Japão entre dezembro de 2019 e agosto de 2021. Desde então, 16 casos de incêndio relacionados ao produto foram registrados.
A empresa responsável foi até o Corpo de Bombeiros de Shinjuku para inspecionar o item e confirmou se tratar de um dos modelos com defeito. Em seu site oficial, a companhia pediu desculpas pelo ocorrido e reforçou o alerta para que os consumidores parem imediatamente de usar o produto.
A Agência de Assuntos do Consumidor do Japão e o Centro Nacional de Defesa do Consumidor também vêm alertando para o risco de incêndio com baterias portáteis mal utilizadas ou defeituosas.
Os órgãos recomendam que os consumidores verifiquem se seus aparelhos estão entre os modelos com recall e tomem cuidado com carregamentos excessivos, exposição ao calor e uso de dispositivos danificados.