Com direção da ex-bailarina Miyako Yoshida, companhia japonesa faz estreia no Reino Unido com grande sucesso de público e crítica.
O Balé Nacional do Japão voltou aos palcos internacionais nesta quinta-feira (24), após 16 anos sem apresentações fora do país. O retorno aconteceu em grande estilo com o clássico “Giselle”, apresentado no Royal Opera House, em Londres, sob a direção artística de Miyako Yoshida, ex-primeira bailarina da Royal Ballet britânica.
A companhia japonesa, ligada ao New National Theatre de Tóquio, fez sua estreia oficial no Reino Unido com essa produção, que inclui cinco apresentações no total. A última vez que o grupo se apresentou no exterior foi em 2009, em Moscou, a convite do governo russo.
A estreia britânica foi um sucesso absoluto. Mais de 2 mil pessoas aplaudiram de pé o elenco ao final da apresentação. “Os dançarinos foram maravilhosos. A atmosfera da noite foi especial”, disse Yoshida à agência Kyodo News logo após o espetáculo. “Estou muito feliz por todos terem dançado com tanta energia.”
Miyako Yoshida tem uma forte ligação com o Reino Unido. Ela chegou ao país em 1983 para estudar balé e, em 1995, tornou-se a primeira japonesa a conquistar o posto de primeira bailarina da Royal Ballet. Agora, como diretora artística do Balé Nacional do Japão, seu objetivo é apresentar a companhia ao público internacional. “Somos uma companhia jovem, fundada em 1997, e quero que o mundo nos conheça. Espero que essa apresentação seja uma ponte entre o Japão e o Reino Unido”, afirmou.
A apresentação atraiu grande atenção da mídia britânica e dos fãs de balé. “Os dançarinos japoneses são incrivelmente precisos, quase perfeitos. Achei tudo lindo, incrível”, disse um fã de 52 anos que assistiu à estreia.
A protagonista Giselle foi interpretada por Yui Yonezawa, que emocionou o público não só pela performance, mas também por sua história pessoal. A bailarina passou por uma cirurgia de oito horas no fim do ano passado, após ser hospitalizada. “Hoje valorizo até os momentos mais simples. Estar aqui, neste momento, já é algo maravilhoso”, declarou emocionada.
“Giselle” conta a história de uma jovem camponesa que morre de desgosto ao descobrir a verdadeira identidade de seu amado, e que depois retorna como um espírito em busca de justiça e paz.