Autoridades japonesas pedem evacuação imediata após alerta de tsunami com ondas de até 3 metros previsto para várias regiões do país.
NOTA: As informações mais atualizadas a respeito dos alertas de Tsunamis, você pode conferir neste outro post aqui no Portal Mirai clicando neste link.
O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico informa que um terremoto de magnitude 8,8 ocorreu na costa leste de Kamchatka, na Rússia.
A Agência de Meteorologia do Japão emitiu um aviso de tsunami para as regiões da costa do Japão banhadas pelo Oceano Pacífico, desde Hokkaido até Kyushu.
⏰ Data e hora de emissão: terça-feira, 29 de julho – 21h40 (horário de Brasília) / quarta-feira, 30 de julho – 9h40 (horário do Japão).
⏰ Ultima atualização desta matéria: terça-feira, 29 de julho – 22h15 (horário de Brasília) / quarta-feira, 30 de julho – 10h15 (horário do Japão).
As autoridades japonesas emitiram um alerta máximo de tsunami nesta quarta-feira (30) após a previsão de ondas de até 3 metros em diversas regiões costeiras do país. O alerta foi emitido para a costa do Pacífico de Hokkaido, Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki, Chiba, Tóquio, Shizuoka, Aichi, Mie e Wakayama, com previsão de chegada das primeiras ondas entre 10h e 11h30 (hora do Japão).

Regiões mais afetadas e horários estimados
- Hokkaido (leste, centro e oeste): ondas de 3m, chegada prevista às 10h–10h30
- Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima: ondas de 3m, chegada prevista às 10h30–11h
- Ibaraki, Chiba (Kujukuri, Sotobo e Uchibo), Tóquio (Ilhas Izu e Ogasawara): ondas de 3m, chegada prevista entre 10h30 e 11h30
- Shizuoka, Aichi, Mie (sul) e Wakayama: ondas de 3m, chegada prevista às 11h30–12h
* Horários do Japão.
⚠️ O horário previsto é apenas uma estimativa e as ondas podem chegar antes ou depois. Ondas sucessivas podem atingir as mesmas áreas.
O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) emitiu alerta de tsunamis para a Rússia e Japão. Ondas também podem atingir os estados americandos do Alasca e do Havaí e podem ultrapassar 3 metros acima do nível da maré.
O que fazer?
- Evacue imediatamente para locais altos e seguros.
- Afaste-se de praias, rios e áreas costeiras.
- Não retorne até que todos os alertas sejam suspensos.
- Mesmo pequenas mudanças no nível do mar podem ser perigosas.
Alerta preventivo
Além do alerta máximo, um alerta preventivo de tsunami (ondas de até 1 metro) foi emitido para áreas do Mar do Japão, Mar de Okhotsk, Baía de Tóquio, Osaka, Hyogo, Tokushima, Ehime, Kochi, Oita, Miyazaki, Kagoshima e Okinawa.
As autoridades reforçam que ondas podem superar as estimativas iniciais e que a prioridade deve ser a evacuação imediata.
Mapa na capa da matéria via NHK World.