Toyota registra recordes globais de vendas e produção no 1º semestre e retoma publicidade na Fuji TV após escândalo

Montadora vendeu mais de 5,1 milhões de veículos no 1º semestre, alta de 5,5%, e voltou a anunciar na Fuji TV após pausa motivada por escândalo.

A Toyota Motor Corp. anunciou nesta quarta-feira (30) que registrou recordes históricos de vendas e produção globais no primeiro semestre do ano, impulsionada pela forte demanda em mercados como América do Norte, Japão e China.

Entre janeiro e junho, a montadora vendeu mais de 5,1 milhões de veículos, um aumento de 5,5% em relação ao mesmo período do ano passado. A produção global cresceu 5,8%, totalizando 4,9 milhões de veículos.

Os modelos híbridos foram um dos destaques, representando 43% das vendas mundiais da Toyota no período. Em junho, as vendas globais subiram 1,7% (867.906 veículos) e a produção aumentou 7,4% (854.565 unidades). Os números incluem os veículos da marca de luxo Lexus.

Retorno da publicidade na Fuji TV

Além dos bons resultados financeiros, a Toyota também confirmou que retomou a veiculação de anúncios na Fuji Television Network Inc. pela primeira vez desde janeiro, quando suspendeu a publicidade após um escândalo envolvendo o apresentador Masahiro Nakai, acusado de abusar sexualmente de uma apresentadora da emissora.

A montadora informou que as propagandas voltaram a ser exibidas no fim de julho, durante o telejornal noturno “FNN Live News Alfa”. A empresa ressaltou que as inserções publicitárias serão realizadas de forma a atender as expectativas de clientes e acionistas, mas não confirmou se a retomada será expandida para outros programas.

Sede da Fuji TV (imagem: Divulgação)

Outras grandes empresas também anunciaram retorno gradual à Fuji TV. A Meiji Co. recomeçará suas campanhas publicitárias em 1º de agosto, enquanto a Kao Corp. voltará a anunciar a partir de 1º de outubro em diversos programas da grade. Ambas citaram reformas de governança e medidas compensatórias adotadas pela emissora como fatores determinantes para a decisão.

Com a volta de líderes de mercado como Toyota, Meiji e Kao, espera-se que outras companhias sigam o movimento e reativem contratos de publicidade com a Fuji TV.

Com informações do Asahi Shimbun – Link 1, Link 2