Toyota retoma produção em todas as fábricas no Japão após suspensão por alerta de tsunami

Montadora interrompeu operações em 11 fábricas devido ao terremoto próximo à Rússia; Nissan também foi afetada

A Toyota Motor Corporation anunciou nesta quinta-feira (31) que retomará as operações em todas as 11 fábricas no Japão a partir desta sexta-feira (1º). As unidades haviam sido paralisadas temporariamente devido aos alertas de tsunami provocados por um forte terremoto registrado na quarta-feira (30) próximo à Península de Kamchatka, na Rússia.

Na manhã de quinta, a Toyota já havia suspendido a produção em 11 fábricas, sendo que oito fábricas já estavam paradas desde quarta-feira por conta de interrupções na cadeia de suprimentos causadas pelo desastre natural.

A Agência Meteorológica do Japão informou que todos os alertas e avisos de tsunami foram retirados até o fim da tarde de quinta-feira.

Outra montadora, a Nissan Motor Co., também interrompeu a produção em sua fábrica de montagem de veículos e em duas unidades de peças localizadas em Kanagawa e Fukushima, na quarta-feira.

O terremoto de magnitude 8,8, ocorrido no mar próximo à Rússia, levou à emissão de alertas de tsunami para áreas costeiras no Japão, indo da ilha de Hokkaido, no norte, até em Wakayama, no oeste.

As montadoras informaram que monitoram a situação e irão ajustar seus planos de produção conforme necessário, priorizando a segurança dos funcionários e a estabilidade da cadeia de fornecimento.