Com oito meses consecutivos de alta, preços de 1.010 itens sobem em agosto; laticínios como leite e iogurte terão os maiores reajustes.
Prepare o bolso, pois mais uma onda de reajustes nos preços de alimentos e bebidas está prevista no Japão para o mês de agosto. Segundo a empresa de pesquisas Teikoku Databank Ltd., um total de 195 grandes fabricantes irá aumentar os preços de 1.010 itens, marcando o oitavo mês consecutivo de alta no setor.
Comparado ao mesmo período do ano passado, o número de produtos com preços reajustados será 1,5 vez maior, refletindo os efeitos persistentes da inflação sobre o mercado de consumo japonês.
Os produtos mais afetados pelos aumentos de preços em agosto serão os laticínios, especialmente leite e iogurte. A líder do setor, Megmilk Snow Brand, anunciou reajustes entre 2,7% e 7,4% em 59 produtos, incluindo o leite da marca Oishii Gyunyu. Já a Morinaga Milk Industry seguirá o mesmo caminho, aumentando os preços de 53 itens, entre eles os populares produtos da linha Bifidus Yogurt.
Desde o início do ano, o número acumulado de produtos alimentícios e bebidas que sofreram aumento de preços chegou a 19.416 itens. De acordo com a Teikoku Databank, o total anual deverá ultrapassar 20 mil itens ainda em 2025, algo que não acontecia há dois anos.
O novo aumento de preços no Japão indica uma tendência persistente no setor alimentício, impactando tanto os consumidores quanto o comércio varejista, diante de custos crescentes na produção e na distribuição dos produtos.