Problema no fornecimento de energia paralisou trens e causou transtornos a famílias e turistas durante a noite
A empresa Osaka Metro Co. pediu desculpas nesta quinta-feira (14) por deixar muitos visitantes da Expo Osaka presos no local após a suspensão dos trens na noite anterior, causada por falhas no fornecimento de energia elétrica.
“Pedimos desculpas pelo transtorno causado aos visitantes da Expo e às partes envolvidas,” declarou Motoharu Hori, chefe do setor de transporte da empresa, em uma coletiva de imprensa.
A interrupção afetou a Linha Chuo do metrô de Osaka, que liga à Estação Yumeshima — a mais próxima do local da Expo, situada no distrito de Konohana. O serviço foi suspenso na noite de 13 de agosto e só foi totalmente restabelecido na manhã do dia seguinte.
Segundo a Osaka Metro, a queda de energia ocorreu no “terceiro trilho”, que fornece eletricidade aos trens. A transmissão foi retomada após a remoção de uma folha protetora que cobria as emendas dos trilhos. A empresa acredita que o acúmulo de pó de ferro e umidade na folha possa ter causado a falha e segue investigando o caso.
A Linha Chuo é a única conexão ferroviária com a ilha artificial de Yumeshima, onde a Expo 2025 está sendo realizada. O serviço entre as estações Yumeshima e Nagata foi interrompido por volta das 21h30 do dia 13. Muitos visitantes, incluindo famílias aproveitando o feriado de Obon, ficaram presos no local sem transporte.
Por volta das 22h10, cerca de 40 minutos após a interrupção total, o serviço foi parcialmente retomado entre Yumeshima e a vizinha Estação Cosmosquare, no distrito de Suminoe. No entanto, o grande número de pessoas tentando deixar o local causou nova suspensão temporária das operações. Os trens só voltaram a funcionar por volta das 23h50, mas o congestionamento continuou.
A Estação Cosmosquare ficou lotada, com longas filas para táxis. Muitos visitantes ficaram exaustos, como Yukimi Uesugi, de 61 anos, que estava com os netos de 5 e 3 anos e a nora. “Meus netos choravam dizendo: ‘Não podemos ir pra casa’. Foi horrível”, relatou ela, visivelmente cansada.
Para aliviar a situação, os trens automáticos da linha New Tram, que conectam à Estação Suminoekoen, foram reforçados. A organização da Expo também tomou medidas emergenciais, abrindo o portão leste próximo à estação para que os visitantes pudessem permanecer na área, mesmo após o horário oficial de fechamento, às 22h.
Segundo o Corpo de Bombeiros Municipal de Osaka, houve 23 chamadas de emergência vindas da Expo e arredores após a interrupção dos trens. Muitos dos chamados estavam relacionados a mal-estar e suspeitas de insolação.