Fogo começou pela manhã em área turística movimentada; vítimas foram identificadas e autoridades investigam causas.
Um incêndio de grandes proporções atingiu um prédio comercial na movimentada região de Dotonbori, em Osaka, na manhã de 18 de agosto, deixando dois bombeiros mortos e quatro pessoas feridas, segundo informações da Polícia da Província de Osaka e do Departamento Municipal de Bombeiros.
O fogo começou por volta das 9h50, em um edifício de múltiplos inquilinos próximo à ponte Ebisubashi, onde está localizado o famoso letreiro do Glico Running Man, um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade.

Vítimas e resgate:
Os dois bombeiros, de 22 e 55 anos, pertenciam ao Posto de Bombeiros de Naniwa e foram encontrados no sexto andar do prédio. Eles foram levados ao hospital, mas não resistiram. São os primeiros bombeiros mortos em serviço desde julho de 2023, quando um profissional faleceu em um incêndio em Hokkaido.
Outros três bombeiros, com idades entre 20 e 30 anos, e uma mulher na casa dos 20 anos foram hospitalizados com ferimentos leves e estão conscientes. Segundo as autoridades, não há risco de morte.
Combate ao fogo e evacuação:
O incêndio se espalhou para um prédio vizinho e causou danos em cerca de 110 metros quadrados. A operação de combate durou cerca de três horas, com o apoio de 51 viaturas e um helicóptero.
A chamada de emergência foi feita por um funcionário de uma loja próxima, que viu chamas no primeiro andar do edifício. Por volta das 10h30, o cheiro de fumaça já tomava conta da área, e turistas e moradores pararam para observar os bombeiros em ação.
Abaixo, você confere um vídeo com reportagem da ANN News CH sobre o incêndio:
Relatos de testemunhas:
Uma funcionária de 19 anos de um restaurante de kushikatsu relatou que viu fumaça preta subir repentinamente enquanto trabalhava. “Achei que fosse chuva, mas ouvi um estalo e pessoas gritando ‘É fogo!’”, disse.
Uma mulher indonésia na casa dos 50 anos e suas duas filhas, que estavam hospedadas em um prédio ao lado, evacuaram às pressas após o alarme de incêndio tocar. Uma das filhas fugiu descalça, e a mãe deixou o celular para trás.
Outra mulher, de 60 anos, que trabalhava em um prédio próximo, disse que inicialmente achou que o alarme fosse falso. “Mas quando vi a fumaça, percebi que era sério. Fiquei chocada.”

Investigação em andamento:
A causa do incêndio ainda está sendo investigada pelas autoridades locais. O prédio atingido está localizado em uma das áreas mais movimentadas de Osaka, conhecida por seu comércio, turismo e vida noturna.
Com informações via Mainichi Shimbun e Asahi Shimbun