Fenômeno tocou terra na província de Kochi e pode causar até 250 mm de chuva em regiões centrais; autoridades alertam para deslizamentos, enchentes e tornados.
A tempestade tropical Peipah (ou “Paper” segundo divulgado anteriormente) tocou o território no Japão por volta da 1h da manhã desta sexta-feira (5), atingindo a cidade de Sukumo, na província de Kochi, segundo a Agência Meteorológica do Japão (JMA). O fenômeno trouxe consigo chuvas intensas e riscos elevados de desastres naturais, como inundações, deslizamentos de terra e ventos perigosos.
Durante a madrugada, foram registrados 80 milímetros de chuva em apenas uma hora na vila de Shimokitayama, em Nara, e 63 milímetros na cidade de Kumano, em Mie. Na noite anterior, faixas de nuvens carregadas se formaram sobre a província de Miyazaki, e a cidade de Tsuno acumulou impressionantes 465,5 milímetros de chuva em 24 horas, o maior volume já registrado naquele ponto de observação.
A previsão é que Peipah se desloque para o leste, acompanhando a costa do Pacífico japonês. A tempestade pode provocar precipitações superiores a 50 milímetros por hora em diversas localidades ao longo de sua trajetória.

Até o fim da noite de sexta-feira, a chuva acumulada pode chegar a 250 milímetros na região central de Tokai, 200 milímetros nas regiões de Kinki e Kanto-Koshin, 180 milímetros no oeste de Shikoku e 150 milímetros no nordeste de Tohoku.
A JMA alerta para a possibilidade de deslizamentos de terra, inundações em áreas baixas, transbordamento de rios, além de raios, ondas altas e ventos fortes, incluindo rajadas intensas e tornados. A população deve permanecer atenta aos boletins meteorológicos e seguir as recomendações das autoridades locais, especialmente em áreas de risco.
Com informações via NHK World