Caças F-15 do Japão farão missão inédita no Reino Unido, Alemanha e Canadá

MA321762

Pela primeira vez, aeronaves japonesas vão participar de intercâmbios militares na Europa e América do Norte em meio a tensões globais

O Japão vai enviar, pela primeira vez, caças F-15 da Força Aérea de Autodefesa para o Reino Unido, Alemanha e Canadá em uma missão de cooperação militar que começa neste fim de semana, anunciou nesta sexta-feira (12) o ministro da Defesa, Gen Nakatani.

A missão terá duração de cerca de duas semanas, excluindo os treinamentos conjuntos, e faz parte de um esforço do Japão para fortalecer laços militares com aliados da Europa e América do Norte, em um momento de crescentes tensões internacionais.

“Essa ação representa o entendimento comum de que a segurança nas regiões do Euro-Atlântico e do Indo-Pacífico está interligada”, afirmou Nakatani em coletiva de imprensa. “Vamos buscar aprofundar o entendimento mútuo com as forças aéreas desses países.”

Quatro caças F-15, com base em Chitose, na ilha de Hokkaido, serão enviados junto com aviões de transporte e reabastecimento. A rota passará por uma base militar dos Estados Unidos no Alasca antes de seguir para o Canadá, o Reino Unido e, por fim, a Alemanha. A missão deve durar até cerca de 1º de outubro.

O plano de enviar aeronaves de combate japonesas para a Europa foi revelado inicialmente em agosto, durante uma reunião entre o ministro Nakatani e o secretário de Defesa do Reino Unido, John Healey, em Tóquio.

A missão marca um passo importante na política de segurança do Japão, que tem ampliado sua cooperação internacional diante de desafios como a guerra na Ucrânia, as tensões no mar da China Meridional e o fortalecimento de alianças no Indo-Pacífico.

A presença dos F-15 em países aliados demonstra o compromisso japonês com a paz e estabilidade internacionais, e reforça a sua participação ativa em parcerias de defesa fora da Ásia.