Federação japonesa confirma interesse em trazer novamente o torneio para o país, que já sediou o evento com sucesso em 2019.
O Japão vai apresentar sua candidatura para sediar a Copa do Mundo de Rugby de 2035, segundo anunciou nesta quinta-feira (25) o presidente da Federação Japonesa de Rugby, Masato Tsuchida, durante uma entrevista à agência Kyodo News, em Londres.
“A Copa de 2019 no Japão foi o primeiro passo para uma nova era do rugby”, afirmou Tsuchida.
“É papel do Japão ajudar a espalhar o esporte pela Ásia e pelo mundo. Por isso, quero sediar o torneio novamente.”
O anúncio foi feito um dia após a World Rugby, entidade que comanda o esporte mundial, realizar sua assembleia geral em Londres. Durante o encontro, foi informado que as manifestações de interesse para sediar o torneio de 2035 começarão a ser aceitas a partir do próximo mês.
A escolha do país que será sede acontecerá em duas etapas: o candidato principal será selecionado em maio de 2027, e a decisão oficial será anunciada em novembro do mesmo ano.
Tsuchida disse que espera formalizar a candidatura do Japão até o final deste ano, com apoio do governo japonês, da iniciativa privada e de governos regionais. Ele também afirmou que o país considera, como plano alternativo, disputar a sede da Copa de 2039, caso a candidatura de 2035 não avance.
O Japão já sediou a Copa do Mundo de Rugby em 2019, que foi a primeira edição do torneio realizada na Ásia. O evento foi um sucesso, com mais de 1,7 milhão de torcedores presentes, e marcou a história do rugby japonês, já que a seleção nacional chegou às quartas de final pela primeira vez.
As próximas edições da Copa do Mundo de Rugby já estão definidas: a Austrália será a sede em 2027, e os Estados Unidos receberão o torneio em 2031.