Aos 28 anos, líder da cidade de Ashiya é reconhecido internacionalmente por romper padrões políticos em um país marcado pela gerontocracia.
O prefeito da cidade de Ashiya, na província de Hyogo, foi escolhido como uma das 100 estrelas em ascensão mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time, segundo anúncio feito na terça-feira (30).
Ryosuke Takashima, de 28 anos, se tornou o prefeito mais jovem do Japão em 2023, ao ser eleito aos 26 anos para liderar a cidade de pouco mais de 90 mil habitantes.
A revista destacou que Takashima está “rompendo padrões” em “um país moldado por sua política gerontocrática”, ao representar uma nova geração de líderes japoneses.
Perfil e trajetória
Natural da província de Osaka e formado pela Universidade de Harvard, Takashima concorreu como candidato independente, vencendo o prefeito incumbente e outros dois adversários na eleição municipal.

Sua gestão tem chamado atenção por propostas de modernização administrativa, transparência e inclusão social, além de seu estilo direto e acessível.
Reconhecimento internacional
Takashima foi incluído na lista “TIME100 Next 2025”, que desde 2019 reconhece personalidades em ascensão nas categorias:
- Advogados
- Líderes
- Inovadores
- Fenômenos
- Artistas
Entre os outros nomes selecionados está Erika Kirk, viúva do ativista conservador norte-americano Charlie Kirk, assassinado em setembro.
A presença de Takashima na lista reforça o interesse global por novas lideranças políticas no Japão, especialmente aquelas que desafiam estruturas tradicionais e promovem mudanças geracionais.
Com informações via Mainichi Shimbun