Empresa japonesa adia 12 lançamentos de bebidas e alimentos após ataque hacker; operações seguem suspensas sem previsão de retorno
A fabricante de bebidas Asahi Group Holdings, uma das maiores do Japão, anunciou nesta quarta-feira (1) que vai adiar o lançamento de 12 novos produtos previsto para outubro, devido a uma falha no sistema causada por um ciberataque.
O ataque, que ocorreu por volta das 7h da manhã de segunda-feira (29), afetou os sistemas da empresa em todo o país. Segundo a Asahi, trata-se de um possível ataque de ransomware, e o caso já foi reportado às autoridades para investigação. Ainda não há previsão de quando os sistemas serão totalmente restaurados.
O lançamento dos novos produtos, que começaria a partir de 6 de outubro, está suspenso por tempo indeterminado. A falha no sistema também levou à paralisação de muitas das cerca de 30 fábricas que a empresa mantém no Japão.
A situação tem gerado preocupação entre varejistas e distribuidores de bebidas alcoólicas, que temem desabastecimento. Um representante de supermercado afirmou que, embora seja possível comprar produtos de outras empresas, é difícil para os concorrentes da Asahi aumentarem sua produção de forma rápida.
Além da interrupção nas fábricas, a Asahi está com dificuldades operacionais em várias áreas. A empresa não consegue processar pedidos ou realizar entregas de alimentos e bebidas. Os atendimentos nos call centers, incluindo o serviço ao cliente, também foram suspensos.
A comunicação com clientes e parceiros está limitada: e-mails externos não estão sendo recebidos, o que obriga os funcionários a registrar pedidos por telefone e fazer o processamento manual dos dados.
Segundo a Asahi, até agora não há indícios de vazamento de dados pessoais ou informações de clientes. A empresa também informou que o problema está restrito ao Japão e não afetou suas operações em outros países.