Astronauta japonês Takuya Onishi celebra comando da Estação Espacial: “Uma experiência valiosa”

Após cinco meses no espaço, Onishi retorna ao Japão e fala sobre sua missão como comandante da ISS e seus planos para futuras explorações lunares.

O astronauta japonês Takuya Onishi descreveu como “um ativo inestimável” sua experiência como o terceiro comandante japonês da Estação Espacial Internacional (ISS). Ele falou com a imprensa nesta sexta-feira (3), em Tóquio, após retornar de uma missão de aproximadamente cinco meses no espaço.

“Foi uma função enorme, mas tive a sorte de contar com uma boa equipe e consegui cumprir meu papel sem grandes problemas”, disse Onishi, de 49 anos, durante a coletiva.

Membro da JAXA, a agência espacial japonesa, Onishi já havia ido ao espaço em 2016. Sua segunda missão terminou em agosto deste ano. Depois de passar por um período de reabilitação nos Estados Unidos para readaptação à gravidade da Terra, ele voltou recentemente ao Japão.

Pouco antes de deixar a ISS, Onishi recebeu seu colega Kimiya Yui, também astronauta japonês, de 55 anos, marcando um momento simbólico de passagem de gerações.

Sobre os planos de aposentadoria da Estação Espacial Internacional, prevista para 2030, Onishi revelou um sentimento de despedida. “Fiquei emocionado ao pensar que talvez nunca mais vá voltar para lá”, confessou.

Com os olhos no futuro, Onishi também falou sobre seu desejo de participar do programa Artemis, liderado pelos Estados Unidos, que visa levar humanos de volta à Lua. “Ao ver a Lua da ISS, pensei: ‘Quero ir para lá na próxima vez’. Pretendo usar toda a minha experiência para fazer parte da missão Artemis”, afirmou com entusiasmo.