Funcionários participam de simulação contra ataque e incêndio em centro comercial de Tóquio

Treinamento em Nihombashi envolveu polícia e bombeiros, com simulação de ataque com faca e incêndios para reforçar a segurança antes do fim de ano.

Funcionários de um centro comercial no distrito de Nihombashi, em Tóquio, participaram no dia 21 de outubro de um treinamento conjunto de segurança com a polícia e o corpo de bombeiros, que simulou um ataque com faca e incêndios em diferentes pontos do prédio.

O exercício foi realizado no complexo Coredo Muromachi Terrace, e contou com a atuação de um policial interpretando um criminoso armado com faca, que atacava pessoas e iniciava pequenos focos de incêndio.

Durante a simulação, seguranças usaram um “sasumata” — arma de duas pontas tradicionalmente usada para imobilizar suspeitos — para conter o agressor. Policiais da Delegacia de Chuo, em Tóquio, chegaram rapidamente após serem alertados por uma funcionária de loja e controlaram a situação.

Os bombeiros testaram a capacidade dos trabalhadores de responder a incêndios e evacuar feridos, tanto dentro quanto fora do prédio.

O chefe do Corpo de Bombeiros de Nihombashi, Yukihiro Ishizawa, destacou a importância do exercício, afirmando:

“Queremos reforçar a segurança na região, especialmente com a aproximação do fim do ano, quando aumenta o número de visitantes.”

A simulação faz parte de um programa anual das autoridades japonesas para preparar equipes e cidadãos para emergências urbanas, como ataques e desastres.