Em sua visita ao Japão, o Presidente dos EUA, Donald Trump, se encontrou com o Imperador Naruhito e depois com a Premiê Takaichi. Takaichi invocou a amizade com Abe para fortalecer a aliança.
A visita do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a Tóquio incluiu encontros protocolares e diplomáticos de alto nível, primeiro com o Imperador Naruhito e, em seguida, com a recém-empossada Primeira-Ministra Sanae Takaichi, marcando o início da relação entre os novos líderes de estado.
Encontro com o Imperador Naruhito
Na noite de segunda-feira (27 de outubro), o Imperador Naruhito recebeu Donald Trump no Palácio Imperial, no primeiro encontro entre os dois líderes em seis anos. A reunião durou cerca de 30 minutos.
- Saudações Cordiais: Trump chegou em Tóquio como parte de seu tour asiático e trocou cumprimentos em inglês com o Imperador na entrada do Palácio. Ao sair, um sorridente Trump chamou Naruhito de “um grande homem”.
- Assuntos Globais: Trump mencionou ter resolvido oito conflitos em todo o mundo nos oito meses desde seu retorno ao cargo, destacando conquistas no Oriente Médio. Naruhito, por sua vez, expressou sua profunda tristeza pelos conflitos em andamento e desejou sinceramente que a paz prevaleça.
- Beisebol: O Imperador Naruhito mencionou o superstar Shohei Ohtani (Los Angeles Dodgers). Trump elogiou Ohtani e também fez referência ao arremessador Yoshinobu Yamamoto, colega de Ohtani que arremessou um jogo completo na World Series. Naruhito agradeceu a calorosa recepção dada aos jogadores japoneses nos EUA.
- Convite: Trump convidou o Imperador e a Imperatriz Masako a visitarem a Casa Branca a qualquer momento, expressando o desejo de se encontrarem novamente antes que se passassem mais seis anos.

Cúpula Takaichi-Trump: A “Carta Abe”
Na terça-feira (28), a Primeira-Ministra Sanae Takaichi recebeu o Presidente Trump no Palácio para Convidados Oficiais para sua primeira reunião presencial. A principal estratégia diplomática de Takaichi foi a de se apresentar como a “sucessora” de Shinzo Abe, buscando forjar um forte laço pessoal com o líder americano.
- Estratégia de Confiança: Takaichi saudou Trump com um sorriso e rapidamente invocou o nome de Abe, agradecendo pela “longa amizade” e pela hospitalidade de Trump para com a viúva de Abe, Akie Abe, no final do ano passado. Ela também enfatizou sua determinação em “restaurar a diplomacia dinâmica japonesa”, em clara alusão ao legado de Abe.
- Reação de Trump: Trump parabenizou Takaichi por se tornar Primeira-Ministra e falou calorosamente sobre Abe, chamando-o de um amigo maravilhoso. Trump também elogiou Takaichi, afirmando que Abe frequentemente falava muito bem dela.
- Resultados e Presente: Segundo os participantes, a reunião teve boa “química”, com Trump fazendo perguntas para obter as opiniões de Takaichi. O presente entregue ao Presidente americano foi um taco de golfe (putter), uma lembrança pessoal de Abe.
- Declarações: Takaichi prometeu promover maior colaboração para concretizar um Indo-Pacífico livre e aberto e “concretizar uma nova era de ouro da aliança nipo-americana”. Trump respondeu que o relacionamento seria “mais forte do que nunca” e que os EUA estariam à disposição para “ajudar o Japão” em qualquer favor que precisasse.
Após a cúpula com Takaichi, Donald Trump se reuniu com familiares de cidadãos japoneses sequestrados pela Coreia do Norte nas décadas de 1970 e 80.

Trump afirmou ter o assunto em mente desde que se encontrou com o falecido ex-primeiro-ministro Abe e garantiu aos familiares que os Estados Unidos farão tudo ao seu alcance para ajudar. O governo japonês estima que o paradeiro de 12 dos 17 cidadãos sequestrados ainda é desconhecido.
Com informações via NHK World e Asahi Shimbun

 
			 
			 
			