Série Super Sentai, que inspirou Power Rangers, chega ao fim após 50 anos

A lendária franquia de tokusatsu Super Sentai será encerrada após a série atual, No.1 Sentai Gozyuger, que celebra seu 50º aniversário. Altos custos de produção e baixo retorno financeiro são apontados como o motivo do cancelamento.

A televisão japonesa se prepara para o fim de uma era: a lendária franquia Super Sentai, que inspirou o fenômeno global Power Rangers, será cancelada pela TV Asahi. Segundo fontes ligadas à emissora e reportagens da Kyodo News e The Sankei Shimbun, a série atual, No.1 Sentai Gozyuger, será a última, encerrando uma história que se estendeu por meio século.

O Fim de um Legado de 50 Anos

A franquia Super Sentai, criada pelo mangaká Shōtarō Ishinomori (também responsável por Kamen Rider) e produzida pela Toei Company e TV Asahi, começou em 1975 com Himitsu Sentai Gorenger. O conceito de um grupo de heróis de cores distintas lutando contra o mal se tornou um ícone cultural no Japão.

  • Série Final: No.1 Sentai Gozyuger é a 49ª série da franquia e foi lançada em fevereiro de 2025 para comemorar o 50º aniversário de Super Sentai. O cancelamento deve ocorrer no final do ano fiscal japonês, possivelmente em fevereiro de 2026.
  • Motivo: O principal fator para o encerramento da saga são os altos custos de produção, que não estariam sendo compensados pela receita gerada por produtos licenciados (merchandising), eventos e adaptações cinematográficas.

Até o momento, a TV Asahi e a Toei Company não emitiram um comunicado oficial sobre o cancelamento, com a TV Asahi limitando-se a dizer que “não comenta sobre a programação futura”.

A “Exposição de Todos os Super Sentai” apresenta uma coleção de aproximadamente 300 estátuas de Sentai. Foto de Takashi Takizawa, Nagoya, 3 de outubro de 2025. (Imagem via Asahi)

Influência Global e o Futuro de Power Rangers

A franquia Super Sentai é mundialmente conhecida por ser a base para Power Rangers, que estreou nos EUA em 1993. A adaptação americana utiliza as cenas de combate originais da Toei (o stock footage), combinando-as com cenas filmadas nos Estados Unidos.

O fim de Super Sentai levanta incertezas sobre o futuro da franquia americana. Atualmente, Power Rangers celebrou seu 30º aniversário em 2023, e a Disney+ e a 20th Century TV estão em negociações para desenvolver uma nova adaptação live-action em colaboração com os produtores de Percy Jackson.

Apesar da notícia, a franquia japonesa já havia celebrado seu legado com eventos como a exposição itinerante “All Super Sentai Exhibition” e uma pesquisa nacional realizada pela NHK para eleger os times favoritos de todos os tempos. O encerramento marca o fim de um dos capítulos mais importantes do gênero tokusatsu na história da televisão japonesa.

Com informações via Asahi Shimbun e Kudasai