O COI e a Fundação da Copa do Mundo de ESports encerraram mutuamente a parceria para os Jogos Olímpicos de Esports, mas o COI garantirá o futuro do projeto com um novo modelo.
O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou uma mudança estratégica em sua iniciativa de incluir o eSports no programa olímpico. Embora o conceito dos Jogos Olímpicos de eSports tenha gerado grande entusiasmo, o COI e seus parceiros iniciais decidiram seguir caminhos separados.
Fim da Cooperação com a Arábia Saudita
O COI e o Comitê Olímpico e Paralímpico Saudita (SOPC), que haviam anunciado uma parceria em 2024, discutiram amplamente o conceito dos Jogos Olímpicos de Esports. Recentemente, juntamente com a Fundação da Copa do Mundo de Esports, as partes concordaram em encerrar mutuamente a cooperação neste projeto específico.
Essa decisão permite que ambas as partes persigam seus próprios objetivos no cenário de esports de forma independente.
Novo Modelo e Compromisso do COI
Apesar do fim da parceria inicial, o COI reafirmou seu total compromisso com a realização dos Jogos Olímpicos de Esports e prometeu desenvolver uma nova abordagem para a iniciativa.
- Revisão e Feedback: A nova estratégia levará em consideração o feedback do processo de “Pausa e Reflexão” (Pause and Reflection), buscando um novo modelo de parceria.
- Objetivo: O COI pretende adequar melhor os Jogos Olímpicos de Esports às ambições de longo prazo do Movimento Olímpico e “disseminar as oportunidades oferecidas” de forma mais ampla, com o objetivo de realizar a edição inaugural o mais breve possível.
O COI destacou que o feedback “extremamente positivo” recebido das partes interessadas do Movimento Olímpico e da comunidade de esports comprova que há um grande desejo e apoio considerável para a iniciativa de integrar os eSports nas Olimpíadas.
Com informações via COI
