Japão, China e Coreia do Sul retomam diálogo trilateral em Tóquio

Chanceleres discutirão cooperação regional, relações econômicas e uma possível cúpula de líderes.

Pela primeira vez em quase um ano e meio, os ministros das Relações Exteriores do Japão, China e Coreia do Sul se reunirão em Tóquio, no dia 22 de março. O encontro, anunciado no dia 18 de março, contará com a participação de Takeshi Iwaya (Japão), Wang Yi (China) e Cho Tae-yul (Coreia do Sul) e incluirá uma conferência de imprensa conjunta.

Principais temas em discussão
Cooperação trilateral – Promoção de intercâmbios culturais e acadêmicos, além de soluções para desafios comuns, como o envelhecimento populacional e as baixas taxas de natalidade.

Cúpula de líderes – Os chanceleres devem coordenar os detalhes para a realização de uma cúpula trilateral ainda este ano, embora a instabilidade política na Coreia do Sul possa dificultar a definição da data.

Diálogo econômico Japão-China – Pela primeira vez em quase seis anos, os dois países discutirão questões comerciais, incluindo o embargo chinês aos frutos do mar japoneses, imposto após o despejo de água tratada da usina nuclear de Fukushima no mar. A retomada das exportações de carne bovina japonesa também estará em pauta.

Reuniões bilaterais – Além da reunião trilateral, estão previstas negociações diretas entre Japão e Coreia do Sul, bem como entre Japão e China, para tratar de assuntos específicos de cada relação.

O encontro acontece em meio a tensões diplomáticas e comerciais na região, mas representa um esforço para fortalecer a cooperação e a estabilidade entre os três países.