Shohei Ohtani vence como MVP pela 4ª vez na MLB e desperta celebração nacional no Japão

Estrela dos Dodgers lidera com 55 HR e retorno ao montinho; edição extra de jornais em Tóquio e elogios do governo.

Em 13 de novembro de 2025, o japonês Shohei Ohtani, estrela bidirecional dos Los Angeles Dodgers, conquistou seu quarto MVP da carreira, o segundo consecutivo na Major League Baseball, de forma unânime, com todos os 30 votos dos jornalistas da Baseball Writers’ Association of America (BBWAA). Aos 31 anos, Ohtani se torna o segundo jogador com mais MVPs na história da MLB, atrás apenas de Barry Bonds (sete), superando lendas como Joe DiMaggio, Mickey Mantle e seu ex-colega nos Angels, Mike Trout (três cada).

Natural da pequena cidade de Oshu, na província de Iwate, Ohtani liderou a NL em slugging (.622), OPS (1.014), OPS+ (179) e bases totais (380), com média de .282, 102 RBIs, 55 home runs (recorde pessoal e da franquia dos Dodgers) e 146 corridas pontuadas. Após uma lesão no cotovelo que o limitou ao papel de rebatedor designado (DH) em 2024, ele retornou ao montinho em junho, com 1-1, ERA de 2.87 em 14 jogos e 62 strikeouts em 47 innings.

No pós-temporada, Ohtani foi pivotal para o bicampeonato mundial dos Dodgers: 8 home runs como rebatedor e 2-1 como arremessador, incluindo uma performance lendária em 17 de outubro contra os Brewers – 3 HRs e 10 strikeouts em 6 innings, fechando a NLCS em 4-0. “O maior é vencer a World Series”, disse Ohtani via intérprete. “O MVP é a cereja no bolo, uma grande honra.”

Outros prêmios: quinto Edgar Martinez Outstanding DH consecutivo (empatado com David Ortiz), terceiro Hank Aaron Award ofensivo e inclusão no All-MLB First Team como DH. Yoshinobu Yamamoto, companheiro japonês dos Dodgers, foi selecionado entre os cinco arremessadores iniciais.

EstatísticaOhtani 2025 (NL Líder)
Média ao Rebatida.282
Home Runs55 (recorde Dodgers)
RBIs102
Corridas146
OPS1.014
Bases Totais380
ERA (Montinho)2.87 (14 jogos)

Celebração no Japão: Edições Extras e Elogios Governamentais

No dia seguinte, 14 de novembro, Tóquio acordou com edições extras de jornais distribuídas em estações de trem como Shibuya, ritual anual desde os primeiros MVPs de Ohtani. O Yomiuri Shimbun estampou: “Ohtani MVP“. Fãs como Aki (apelido) comentaram: “Era certeza, mas o unânime é o sonho.” Mai Koga acrescentou: “Ele é um grande homem, orgulho do Japão.

Funcionários do jornal japonês Asahi Shimbun entregam a transeuntes um exemplar da edição especial publicada após Shohei Ohtani, do Los Angeles Dodgers, ter ganho o prêmio de Jogador Mais Valioso (MVP), em Tóquio, 14 de novembro de 2025. (Imagem via Asahi Shimbun)

O secretário-chefe do Gabinete, Minoru Kihara, elogiou: “O esforço constante de Ohtani contribuiu significativamente para a vitória do time e elevou o moral.” A primeira-ministra Sanae Takaichi tuitou parabéns, destacando o impacto global do ídolo de Iwate. A celebração reflete o fenômeno Ohtani: em 2024, 50 HRs e 59 roubos de base o tornaram o primeiro a alcançar o “50/50 club”.

Com informaçõe via Mainichi Shimbun e Asahi Shimbun