Número de turistas estrangeiros no Japão cresce 17,6% em outubro e atinge segunda maior marca da história

País recebeu cerca de 3,9 milhões de visitantes no mês, com destaque para coreanos e chineses; tensão diplomática pode afetar próximos resultados.

O Japão registrou em outubro cerca de 3,9 milhões de visitantes estrangeiros, um aumento de 17,6% em relação ao mesmo mês do ano anterior. O número, divulgado nesta terça-feira pelo governo japonês, representa o segundo maior total mensal de turistas já registrado no país.

De acordo com a Organização Nacional de Turismo do Japão, a Coreia do Sul liderou o ranking de origem dos visitantes, com aproximadamente 867,2 mil pessoas — um crescimento de 18,4%. Em seguida veio a China, com cerca de 715,7 mil viajantes, alta de 22,8%. Turistas chineses representaram 18,4% do total de chegadas, impulsionados por feriados nacionais.

Apesar do bom desempenho, ainda não está claro se o ritmo será mantido nos próximos meses. Isso porque as relações diplomáticas entre Japão e China sofreram forte desgaste após declarações recentes da primeira-ministra japonesa, Sanae Takaichi, sobre um possível cenário envolvendo Taiwan. Em resposta, o governo chinês recomendou que seus cidadãos evitem viajar ao Japão.

Entre janeiro e outubro de 2025, o Japão já recebeu cerca de 35,5 milhões de visitantes internacionais. Com esse ritmo, o país deve ultrapassar o recorde anual de 36,87 milhões de chegadas registrado em 2024.

As autoridades japonesas seguem monitorando o impacto das tensões regionais e a demanda turística, que é uma das principais fontes de receita para diversas regiões do país.