Defeito pode desligar sistema de controle durante a condução; atualização gratuita já está disponível nas concessionárias
A Honda está realizando um recall de mais de 256 mil unidades do Accord Hybrid nos Estados Unidos por causa de uma falha de software que pode provocar perda repentina de potência enquanto o veículo está em movimento. A informação foi divulgada em documentos da Administração Nacional de Segurança no Tráfego Rodoviário (NHTSA).
O problema afeta carros dos anos-modelo 2023 a 2025. Segundo a NHTSA, uma parte do software interno pode reiniciar durante a condução, aumentando o risco de acidentes e possíveis ferimentos.
Para corrigir o defeito, concessionárias Honda irão reprogramar o software gratuitamente. As cartas de notificação aos proprietários devem ser enviadas em 5 de janeiro, mas a empresa informou que a atualização já está disponível.
Motoristas podem verificar se seus veículos estão incluídos no recall por meio do site da NHTSA ou pelo sistema de consulta da própria Honda. Também é possível buscar informações pelo atendimento ao cliente da montadora, no telefone 1-888-234-2138.
A Honda estima que apenas 0,3% dos mais de 256 mil veículos chamados tenham o defeito, que afeta a unidade de processamento central do módulo de controle integrado. A montadora afirmou que o problema foi causado por uma “programação inadequada de software fornecida por um fornecedor”.
A empresa recebeu o primeiro relatório sobre a falha em março de 2024 e investigou o caso ao longo do último ano. Até 6 de novembro, havia 832 solicitações de garantia registradas, mas nenhum relato de ferimentos relacionados entre dezembro de 2022 e outubro de 2025.
O recall segue em andamento, e a Honda recomenda que todos os proprietários verifiquem seus veículos e realizem a atualização o quanto antes.
