Japão vence Barein e carimba vaga na Copa do Mundo

Samurai Blue conquistam classificação mais rápida da história, com três rodadas de antecedência. (Foto: YouTube | Canal da AFC, Saitama, 2025)

A seleção japonesa de futebol garantiu sua vaga na Copa do Mundo de 2026 após vencer o Bahrein por 2 a 0, nesta quinta-feira, pelas eliminatórias asiáticas. Com gols de Daichi Kamada e Takefusa Kubo, os Samurai Blue confirmaram sua classificação com três rodadas de antecedência, sendo a primeira equipe não-anfitriã a assegurar um lugar no torneio que será realizado no Canadá, México e Estados Unidos.

Classificação histórica
Com seis vitórias e um empate no Grupo C das eliminatórias, o Japão garantiu um lugar entre os dois primeiros colocados e carimbou sua oitava participação consecutiva em Copas do Mundo. Diferente das dificuldades enfrentadas na campanha para o Mundial de 2022, quando perdeu dois dos três primeiros jogos na fase final, desta vez os japoneses dominaram a competição e garantiram a vaga com um saldo de gols positivo de +22.

O técnico Hajime Moriyasu destacou a importância de definir a classificação o quanto antes:

“Precisávamos de apenas uma vitória nos últimos quatro jogos, mas passei a mensagem aos jogadores de que queríamos selar a vaga hoje. Esse foi o último recado antes de entrarem em campo.”

O jogo
A partida começou equilibrada, com o Bahrein se defendendo bem e assustando com um chute de bicicleta de Mahdi Abduljabbar nos primeiros minutos. O Japão tentou responder com Kubo e o capitão Wataru Endo, que chegou a marcar um gol, mas teve o lance anulado por toque de mão na jogada.

No segundo tempo, Moriyasu fez mudanças e lançou Junya Ito e Daichi Kamada, que precisou de apenas três minutos para abrir o placar. Em um contra-ataque rápido, Ayase Ueda lançou Kubo, que deu uma assistência precisa para Kamada, que finalizou com categoria na saída do goleiro Ebrahim Lutfallah.

A vitória foi selada nos minutos finais por Takefusa Kubo, que surpreendeu o goleiro adversário ao cobrar um escanteio curto e finalizar direto no canto oposto, levando a torcida ao delírio no Saitama Stadium, que recebeu 58.137 torcedores.

“O goleiro estava esperando um cruzamento, mas vi uma oportunidade e decidi chutar direto. Felizmente, deu certo,” comemorou Kubo.

Próximos passos
Com a classificação garantida, o Japão agora poderá usar os três jogos restantes para testar novas estratégias e preparar-se para a Copa do Mundo de 2026, onde buscará superar seu melhor desempenho, que até hoje foi alcançar as oitavas de final.