Yellowtail “Kirameki” atinge preço recorde de 4 milhões de ienes no primeiro leilão da temporada no Japão

Peixe premium de 14,5 kg simboliza recuperação de região afetada por terremoto e será vendido como sushi em Kanazawa

Um yellowtail (cauda amarela) premium da marca “Kirameki” alcançou nesta segunda-feira um valor recorde de 4 milhões de ienes (cerca de US$ 25.700) durante o primeiro leilão da temporada em Ishikawa, quase dois anos após um forte terremoto devastar a região central do Japão.

O peixe, um exemplar de inverno com 14,5 quilos, cumpriu o rígido padrão de certificação da marca Kirameki, que exige peso mínimo de 14 quilos. Ele foi arrematado por uma empresa local de supermercados em um mercado de peixes de Kanazawa.

“Quero apoiar a área atingida pelo desastre oferecendo boa comida e levando energia para Noto”, afirmou Munehiro Yamaguchi, presidente da Dontaku Co., responsável pela compra.

O yellowtail, pescado e enviado diretamente de Noto, será exibido em um dos supermercados e depois vendido como sushi.

A certificação Kirameki foi criada em 2022, quando outro exemplar da marca também alcançou o valor de 4 milhões de ienes. Para receber o selo, o peixe deve ser capturado em Ishikawa entre dezembro e janeiro com redes específicas e atender a critérios de peso, formato e aparência.

A Península de Noto e áreas vizinhas foram gravemente afetadas pelo terremoto de magnitude 7,6 em 1º de janeiro de 2024, que deixou centenas de mortos e causou grandes danos a uma região conhecida por seu artesanato tradicional e turismo.

A temporada de pesca do yellowtail de inverno em Ishikawa segue até o fim de fevereiro.