Black Friday causa sobrecarga e Sagawa suspende coleta de encomendas no Japão

Aumento inesperado de pacotes faz empresa interromper serviço em partes de Honshu e Shikoku pela primeira vez

A Sagawa Express Co., uma das maiores empresas de entrega de encomendas do Japão, suspendeu a coleta de pacotes em algumas regiões do país nesta quinta-feira devido a uma sobrecarga causada pelo forte aumento de pedidos online durante a Black Friday. É a primeira vez que a empresa interrompe o serviço em uma área tão ampla.

A suspensão ocorreu em partes das ilhas de Honshu e Shikoku, duas das principais regiões do Japão, e o serviço deve ser normalizado na sexta-feira. A Black Friday, que ganhou força no país desde 2016, atraiu muitos consumidores este ano, especialmente com grandes varejistas como Amazon, Rakuten e Aeon oferecendo promoções.

O número de encomendas cresceu mais do que o habitual, pressionando ainda mais o setor de logística, que já enfrentava falta de mão de obra. O envelhecimento da população e as difíceis condições de trabalho agravam a escassez de trabalhadores. Além disso, desde 2024, novas regras limitaram as horas extras de motoristas de caminhões, táxis e ônibus para evitar excesso de trabalho, o que reduziu ainda mais a disponibilidade de profissionais.

Especialistas afirmam que esse limite de horas contribuiu para que as empresas não conseguissem lidar com o grande aumento na demanda de entregas durante a temporada de compras.

A Sagawa informou que a suspensão afeta o armazenamento de pacotes em filiais e a coleta em empresas, mas as entregas de itens já recebidos continuam normalmente. Regiões como Hokkaido, no norte, e algumas cidades do sudoeste, incluindo Okinawa, não foram afetadas.

Outra grande empresa de entregas, a Yamato Transport Co., divulgou em seu site que pode haver atrasos nas entregas devido ao período de compras de Natal e fim de ano. Um porta-voz disse que a companhia está organizando melhor sua equipe e veículos para tentar reduzir os atrasos ao máximo.