Corredor de 34 anos supera marca nacional por um segundo e celebra retorno após pausa pós-Olimpíada de Paris
O japonês Suguru Osako estabeleceu um novo recorde nacional na maratona neste domingo, ao completar a Maratona de Valência em 2 horas, 4 minutos e 55 segundos. A marca supera em um segundo o recorde anterior, de 2021, de Kengo Suzuki, e melhora o tempo do próprio Osako registrado em 2020 em mais de 30 segundos.
Aos 34 anos, Osako terminou a prova em quarto lugar, atrás do vencedor John Korir, do Quênia, que cruzou a linha de chegada em 2:02:24. O alemão Amanal Petros ficou com a segunda posição, e o norueguês Awet Kibrab completou o pódio em terceiro.
Após a prova, Osako disse que se sentiu bem desde o início:
“Eu estava em um bom ritmo e me senti muito confortável. Estava mantendo meu próprio tempo e consegui seguir firme até o final”, afirmou. Ele destacou ainda que estava mais focado em manter a determinação do que em bater o recorde: “O tempo nem passou pela minha cabeça.”
Esta foi a primeira maratona dele contra adversários de ponta desde que decidiu fazer uma pausa após sua segunda participação olímpica consecutiva, nos Jogos de Paris 2024, onde terminou em 13º lugar.
“Eu estava cansado física e mentalmente, então descansei. Isso me ajudou a focar mais depois. Foi muito bom poder treinar por seis semanas no Quênia”, contou.
Com o novo recorde, Osako reforça sua posição entre os principais maratonistas japoneses e mostra que a pausa fez bem ao seu desempenho.
