Sinalização bilíngue em Nara: Japão instala placa gigante para ensinar etiqueta a turistas

Com o aumento de visitantes estrangeiros, o Parque de Nara coloca em destaque regras em inglês e chinês para garantir a convivência harmoniosa com os cervos, classificados como “monumentos naturais”.

Em resposta ao crescente número de turistas estrangeiros e ao aumento de comportamentos inadequados, o governo da Província de Nara instalou uma grande placa informativa na Praça Gyoki, em frente à Estação Kintetsu-Nara. O objetivo é educar os visitantes sobre a maneira correta de interagir com os famosos cervos do Parque de Nara.

A placa, instalada em 20 de novembro, é escrita principalmente em inglês e chinês, além de japonês, com o texto em japonês sendo o menor dos três idiomas, visando prioritariamente o público estrangeiro.

O Conteúdo da Placa e as Regras de Convivência

Com 2,7 metros de altura e 4,1 metros de largura, o painel visa comunicar a cultura do Parque de Nara, onde humanos e cervos coexistem, e as diferenças de estilo de vida entre os visitantes e os costumes locais.

A placa explica que os cervos de Nara são animais selvagens designados como “monumentos naturais nacionais” e que são protegidos como “cervos sagrados” do Santuário Kasuga Taisha.

Uma placa com o objetivo de conscientizar sobre a etiqueta com cervos em Nara pode ser vista em frente à Estação Kintetsu-Nara, na cidade de Nara. (Imagem via Mainichi)

São listados sete atos proibidos dentro do parque, todos acompanhados por ilustrações para facilitar a compreensão:

  1. Não provocar com biscoitos (crackers).
  2. Mantenha os cães afastados.
  3. Não alimentar (somente biscoitos específicos para cervos são permitidos).
  4. Não prejudicar os cervos.
  5. Não jogar lixo.
  6. Não perseguir.

A instalação da placa se tornou necessária devido ao número crescente de visitantes que, por desconhecerem as regras locais, estavam praticando condutas inadequadas, como alimentar os animais com itens não autorizados ou deixar lixo no parque.

“Queremos que os estrangeiros aprendam a interagir com os cervos de forma apropriada”, comentou o Escritório do Parque de Nara.

Com informações via Mainichi Shimbun