Samurai Blue domina jogo, mas não consegue marcar na casa do Urawa Reds. (Reprodução: Canal da AFC no YouTube | Saitama, 2025)
A seleção japonesa de futebol enfrentou a Arábia Saudita no Saitama Stadium, em partida válida pela oitava rodada das Eliminatórias Asiáticas para a Copa do Mundo de 2026. O confronto terminou em 0 a 0, garantindo matematicamente o Japão na liderança do grupo, mesmo restando ainda duas rodadas para o fim da fase.
A equipe comandada por Hajime Moriyasu já havia assegurado sua vaga no Mundial da América do Norte ao vencer o Barein na rodada anterior. Com isso, o técnico aproveitou o jogo contra a Arábia Saudita para testar novos jogadores, promovendo seis mudanças no time titular.
Domínio sem gols
O Japão teve uma grande chance logo aos 9 minutos do primeiro tempo, quando o jovem Kodai Takai, de 20 anos, em sua estreia como titular, tocou para Ao Tanaka, que lançou Daizen Maeda. O atacante ficou cara a cara com o goleiro, mas finalizou na trave, desperdiçando a melhor oportunidade da partida.
O time japonês seguiu pressionando com finalizações de Maeda, Takefusa Kubo e Junya Ito, mas não conseguiu superar a defesa saudita, encerrando o primeiro tempo sem gols.
Na segunda etapa, a equipe continuou criando chances. Aos 37 minutos, Daichi Kamada deu um belo passe para Junya Ito, que chutou livre dentro da área, mas mandou para fora.
Apesar de dominar a posse de bola (cerca de 80%), o Japão não conseguiu furar o bloqueio defensivo saudita, e o jogo terminou em 0x0.
A partida foi transmitida pela Rádio Mirai com a narração de Phablo Cesar com comentários de Matheus Braga, da J-League Insider e Vini Pereira da Central do Arabão e Canal GOAT.
Liderança garantida e análise do técnico Moriyasu
Com o empate, a seleção japonesa somou mais um ponto e garantiu matematicamente o primeiro lugar do grupo, independentemente dos resultados das rodadas restantes.
Após a partida, o técnico Hajime Moriyasu elogiou a atitude do time:
“Mesmo já classificados, os jogadores não relaxaram e continuaram focados no nosso grande objetivo: vencer a Copa do Mundo. Vi a seriedade com que todos encaram essa meta.”
O treinador também destacou que, apesar do domínio na partida, a equipe precisa melhorar na finalização: “Tivemos o controle do jogo e pressionamos o adversário, mas isso não basta. Precisamos transformar esse domínio em gols e vitórias. Esse jogo nos deixou lições importantes para o futuro.”
Curiosamente, essa foi a primeira vez desde a Copa do Mundo de 2022 no Catar que o Japão terminou um jogo da seleção principal sem marcar gols.
Agora, a equipe se prepara para os dois últimos jogos das Eliminatórias, já com a vaga e a liderança garantidas, mas ainda buscando aprimorar seu desempenho antes do Mundial.
A próxima transmissão esportiva da Rádio Mirai será a Copa da Liga Japonesa, onde o JEF United recebe o Kataller Toyama, na narração de Carlos Xavier e comentários de Luiz Gustavo Pinheiro, amanhã ás 7h da manhã, no horário de Brasília.