Caixa de cerejas Sato Nishiki é vendida por até 1,8 milhão de ienes no Japão
Cerejas premium da variedade Sato Nishiki, produzidas em Yamagata, no nordeste do Japão, alcançaram preços recordes nos primeiros leilões do ano, realizados na segunda-feira.
Em um mercado de Tóquio, uma caixa da fruta foi vendida por 1,8 milhão de ienes, o equivalente a cerca de 11.500 dólares. O valor chamou atenção porque cada cereja saiu por mais de 26 mil ienes.
Outro leilão, realizado na cidade de Tendo, em Yamagata — principal região produtora de cerejas do país —, também registrou recorde. Uma caixa com 68 cerejas foi arrematada por 1,55 milhão de ienes.
Normalmente, a colheita de cerejas atinge seu pico no início do verão. No entanto, os produtores adiantaram a produção usando uma técnica chamada de cultivo “ultraforçado”. O método consiste em resfriar as árvores para simular o inverno e, depois, mantê-las em estufas, acelerando o crescimento dos frutos.
Kenichi Mannen, vice-gerente de vendas da empresa JA Tendo Foods, que venceu o maior lance em Tendo, afirmou que o ano foi desafiador para os produtores por causa do clima instável. Segundo ele, o objetivo é continuar trabalhando para entregar produtos de alta qualidade que deixem os consumidores satisfeitos.
