Agência espacial japonesa ainda investiga problema em lançamento anterior e não definiu nova data
A agência espacial do Japão anunciou nesta quarta-feira que decidiu adiar o lançamento de um foguete H3, que estava programado para o dia 1º de fevereiro. A decisão foi tomada porque ainda estão em andamento as investigações sobre a falha ocorrida no lançamento de outro foguete do mesmo modelo no mês passado.
Segundo a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), ainda não há uma nova data definida para o lançamento do nono foguete H3. Ele levaria ao espaço um satélite do Sistema de Satélites Quase-Zenitais do país.
Em comunicado, a JAXA informou que está concentrando todos os recursos e esforços para identificar a causa do fracasso do lançamento anterior. A agência afirmou que o novo cronograma será divulgado assim que houver confirmação.
O Japão pretende concluir um sistema de sete satélites para oferecer serviços de localização com alta precisão, considerados essenciais para o uso em smartphones e sistemas de navegação de veículos, sem depender de satélites de outros países. Atualmente, cinco satélites desse sistema já estão em órbita.
De acordo com a JAXA, quando estiver completo, o sistema deverá cobrir quase 100% do território japonês. A tecnologia também deve funcionar melhor em áreas urbanas com prédios altos, que dificultam o sinal de satélite, e em regiões montanhosas do país.
