Acordo de R$ 10 bilhões fortalece presença da Embraer na Ásia e impulsiona uso de biocombustíveis. (Imagem: Eve Air Mobility)
Durante a visita oficial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Japão, a Embraer consolidou um grande avanço no mercado asiático, fechando a venda de 20 jatos para a All Nippon Airways (ANA). O acordo, que soma cerca de R$ 10 bilhões, reafirma a competitividade da fabricante brasileira e abre portas para novos negócios com empresas japonesas.
Além da venda de aeronaves, a Embraer e o governo brasileiro avançaram nas tratativas para a adoção do Combustível Sustentável de Aviação (SAF), produzido a partir de fontes renováveis como o etanol da cana-de-açúcar.
Outro destaque da missão brasileira foi a parceria entre Embraer e empresas japonesas no desenvolvimento do eVTOL – a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, apelidada de “carro voador”. O Japão, com grandes desafios de mobilidade urbana, vê a tecnologia como uma solução para o futuro da aviação em grandes cidades como Tóquio e Osaka.
Segundo Francisco Gomes Neto, presidente da Embraer, o eVTOL está previsto para entrar em operação até 2027. O projeto é resultado de uma joint venture entre a Embraer e uma empresa japonesa, reforçando a colaboração entre os dois países no setor aeroespacial.
FONTE: Agência Brasil