Yuki Kawamura retorna ao Chicago Bulls após recuperação de problema de saúde

Armador da seleção japonesa volta à NBA com contrato two-way depois de tratar um coágulo sanguíneo

O armador da seleção masculina de basquete do Japão, Yuki Kawamura, voltou a ser jogador do Chicago Bulls após se recuperar de um problema de saúde. O atleta assinou novamente um contrato do tipo two-way com a equipe, segundo informou a imprensa local dos Estados Unidos nesta quarta-feira, em Nova York.

Kawamura, de 24 anos, passou por um período de recuperação de cerca de 12 semanas após ser diagnosticado com um coágulo sanguíneo na parte inferior da perna direita, durante a pré-temporada. O problema foi identificado em outubro, pouco tempo depois de ele disputar jogos amistosos com o Bulls.

Antes de ser dispensado, o jogador participou de dois jogos da pré-temporada 2025-26 pelo Chicago. Ele teve médias de 3,0 pontos, 4,0 rebotes e 4,0 assistências, atuando cerca de 10 minutos por partida.

De acordo com o jornal Chicago Tribune, Kawamura permaneceu na cidade para realizar todo o tratamento com a equipe médica do Bulls. O técnico da equipe, Billy Donovan, afirmou que o clube sempre teve a intenção de recontratá-lo assim que ele estivesse liberado para jogar.

Com 1,70 metro de altura, Kawamura é atualmente o jogador mais baixo da NBA. Ele ganhou destaque internacional ao defender o Japão nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde teve boas atuações e chamou a atenção do público e da mídia.

Antes de retornar ao Bulls, Kawamura jogou uma temporada pelo Memphis Grizzlies, também com contrato two-way. Na equipe, participou de 22 jogos da NBA na temporada 2024-25, com médias de 1,6 ponto, 0,5 rebote e 0,9 assistência em pouco mais de quatro minutos em quadra.

Jogadores com contrato two-way podem atuar em um número limitado de partidas da NBA e dividem seu tempo entre a liga principal e a G League, a liga de desenvolvimento do basquete norte-americano.