Taro Aso pretende reforçar laços entre Japão e Coreia do Sul durante viagem a Seul nesta semana
O ex-primeiro-ministro do Japão, Taro Aso, planeja visitar a Coreia do Sul ainda nesta semana e espera se reunir com o presidente sul-coreano, Lee Jae Myung. A informação foi divulgada nesta segunda-feira por fontes ligadas às relações bilaterais entre os dois países.
Aso é atualmente vice-presidente do Partido Liberal Democrata (PLD), liderado pela primeira-ministra Sanae Takaichi. Ele é conhecido por atuar como um elo entre Japão e Coreia do Sul, e a viagem tem como objetivo aprofundar os laços e fortalecer a confiança entre os dois governos e setores da sociedade.
Durante a visita, prevista para ocorrer de sexta-feira a domingo, Aso também deve participar de um fórum em Seul organizado pelo Instituto da Paz Nakasone, entidade da qual ele é presidente.
Em novembro do ano passado, Aso já havia viajado à Coreia do Sul à frente de um grupo formado por parlamentares de diferentes partidos e líderes empresariais, com foco no fortalecimento das relações bilaterais. Na ocasião, ele tentou agendar um encontro com o presidente Lee, mas a reunião não aconteceu.
Enquanto isso, o presidente da Coreia do Sul deve visitar o Japão por dois dias a partir de terça-feira. Durante a viagem, Lee Jae Myung terá um encontro com a primeira-ministra Sanae Takaichi em Nara, terra natal da líder japonesa.
