Falta de energia paralisa trens na estação JR Ueno, em Tóquio

Problema em fio elétrico interrompe linhas importantes e afeta passageiros na manhã desta sexta

Uma queda de energia atingiu a estação JR Ueno, em Tóquio, na manhã desta sexta-feira, interrompendo serviços rápidos e locais em trechos da linha JR Joban.

O problema começou por volta das 6h55, quando um fio elétrico aéreo foi encontrado rompido na plataforma da linha Joban. A operadora East Japan Railway Co. (JR East) informou que está investigando a causa do incidente e que a previsão é de que os serviços sejam retomados por volta das 14h.

Quatro trens ficaram parados entre estações. Os passageiros precisaram descer até os trilhos e foram escoltados por funcionários até a estação mais próxima, seguindo protocolos de segurança.

Além da linha Joban, as linhas Utsunomiya e Takasaki também tiveram operações suspensas, mas os serviços foram retomados pouco depois das 8h. Para reduzir os impactos, a JR East colocou em operação trens-bala extras da linha Tohoku Shinkansen entre as estações de Tóquio e Omiya.

Este não é o primeiro incidente do tipo neste mês. No dia 16 de janeiro, uma falha em uma subestação causou uma grande queda de energia que paralisou as linhas Yamanote e Keihin-Tohoku e outras rotas durante o horário da manhã. A interrupção durou até cerca de oito horas, cancelou 747 trens e afetou aproximadamente 673 mil pessoas.

Segundo a JR East, a falha do dia 16 ocorreu em um trecho de cinco estações entre Shimbashi e Shinagawa, onde as linhas Yamanote e Keihin-Tohoku operam lado a lado. Obras de renovação estavam sendo realizadas na estação Tamachi durante a madrugada, e há a possibilidade de que um mau funcionamento em equipamentos usados nesses trabalhos tenha provocado o problema.