COI avalia antecipar Jogos Olímpicos de Inverno por causa do aquecimento global

Ideia é realizar Olimpíadas de Inverno em janeiro e Paralimpíadas em fevereiro para evitar problemas com temperaturas mais altas

O Comitê Olímpico Internacional (COI) estuda a possibilidade de antecipar os Jogos Olímpicos de Inverno para o mês de janeiro, devido aos impactos do aquecimento global. As Paralimpíadas de Inverno poderiam passar a ser realizadas em fevereiro. A informação foi divulgada nesta quarta-feira, durante reuniões do COI em Milão, na Itália.

Desde a Olimpíada de Innsbruck, em 1964, todas as medalhas dos Jogos de Inverno foram disputadas em fevereiro. A mudança para janeiro, no entanto, poderia causar conflitos no calendário de importantes competições esportivas, como provas da Copa do Mundo de esportes de inverno, além de coincidir com campeonatos populares dos Estados Unidos, como a NFL e a NBA.

A discussão faz parte da revisão geral dos Jogos Olímpicos no primeiro ano da presidência de Kirsty Coventry no COI. Segundo o austríaco Karl Stoss, membro do COI responsável pela revisão do programa esportivo, a mudança de datas está entre as opções em análise.

“Talvez estejamos discutindo trazer os Jogos Olímpicos de Inverno um pouco mais cedo, para janeiro, o que também afeta o calendário das Paralimpíadas”, afirmou Stoss a jornalistas.

Atualmente, os Jogos Paralímpicos de Inverno de Milão-Cortina estão programados para acontecer entre 6 e 15 de março. Para o COI, esse período já apresenta riscos por causa do clima.

“Março é muito tarde, porque o sol já é forte o suficiente para derreter a neve”, disse Stoss, destacando a preocupação com as condições das competições, especialmente em esportes como esqui alpino e salto de esqui.

Segundo ele, uma das possibilidades discutidas é realizar as Olimpíadas em janeiro e as Paralimpíadas em fevereiro, como forma de reduzir os impactos do calor.

O COI reconhece há anos que as mudanças climáticas dificultam a escolha de sedes e a organização dos Jogos de Inverno. A própria presidente Kirsty Coventry afirmou que ajustes no calendário podem ser necessários no futuro.

“Pode ser que precisemos fazer ajustes de datas. Antecipar os eventos pode ser uma solução”, disse Coventry em entrevista coletiva.

Os membros do COI voltarão a se reunir em junho, quando devem decidir sobre essas mudanças e também avaliar a inclusão de novos esportes e provas nos Jogos de Inverno de 2030, nos Alpes Franceses, previstos atualmente para ocorrer de 1º a 17 de fevereiro. Já os Jogos de Inverno de 2034, em Utah, estão programados para o período de 10 a 26 de fevereiro.