Doação avaliada em 560 milhões de ienes é considerada inédita pelas autoridades municipais
A prefeitura de Osaka anunciou que recebeu uma doação anônima de 21 quilos de barras de ouro para ajudar na renovação da rede de abastecimento de água da cidade. O valor é estimado em 560 milhões de ienes, o equivalente a cerca de 3,6 milhões de dólares.
Segundo o departamento municipal de abastecimento de água, a quantia é considerada “sem precedentes” para uma doação destinada especificamente ao sistema de água.
O prefeito Hideyuki Yokoyama agradeceu publicamente a contribuição durante uma coletiva de imprensa. “Enfrentar o envelhecimento dos canos de água exige um investimento enorme. Só posso expressar minha gratidão”, afirmou.
O problema da infraestrutura antiga tem preocupado cidades em todo o Japão. A situação ganhou ainda mais atenção após um acidente fatal ocorrido no ano passado em Yashio, em Saitama, próxima a Tóquio.
Na ocasião, um caminhão e seu motorista foram engolidos por uma grande cratera que se abriu após o colapso de uma tubulação de esgoto sob um cruzamento.
Em Osaka, grande parte dos encanamentos foi instalada no período pós-guerra, quando o país vivia um rápido crescimento econômico. De acordo com o departamento de água, foram registrados 92 casos de vazamentos sob ruas no período de um ano até março de 2025.
A prefeitura informou que os recursos obtidos com a doação serão usados para acelerar as obras de substituição e reforço das tubulações antigas, com o objetivo de evitar acidentes e garantir a segurança da população.
