Projeto já entregou 141 instrumentos tradicionais a comunidades okinawanas ao redor do mundo.
O projeto “Sanshins para Irmãos ao Redor do Mundo”, que promove a disseminação da cultura okinawana, enviou 12 instumentos para as comunidades okinawanas no Brasil e nos Estados Unidos.
A cerimônia de entrega aconteceu em Uruma, Okinawa, com a presença de crianças locais e representantes da iniciativa. Além dos sanshins, também foram doados taikos, fortalecendo a conexão entre os descendentes de imigrantes okinawanos e suas raízes culturais.
Preservando a tradição em 11 países
O projeto, que recebe instrumentos usados da população local, recupera e redistribui os sanxians a comunidades okinawanas no exterior desde 2013. Com essa última remessa, já são 141 sanxians enviados para 11 países.
Os beneficiados desta vez foram a Associação Okinawana de Santa Maria (Brasil) e a Associação Okinawana de Chicago (EUA).
Michiko Ishikawa, representante da associação em Chicago, destacou:
“Estamos comprometidos em ensinar a próxima geração para manter viva a cultura e a identidade de Okinawa.”
Marcos Teruya, da associação em Santa Maria, agradeceu:
“Temos alunos de apenas 8 anos, mas faltavam instrumentos para que todos pudessem praticar. Agora, poderemos manter essa tradição.”
Cultura okinawana para o mundo
O líder do projeto, Moritoyo Katsuren, celebrou a iniciativa e reafirmou seu objetivo:
“Queremos espalhar a cultura vibrante de Okinawa e fazer com que nossas crianças tenham orgulho de suas raízes ao redor do mundo.”
Essa iniciativa reforça a importância da preservação cultural entre os descendentes de imigrantes okinawanos, fortalecendo a identidade e os laços com suas origens.