Entre as vítimas estão uma paciente de 86 anos, um familiar e um médico; aeronave já havia sido alvo de inspeção após acidente anterior. (Foto: Guarda Costeira Japonesa | Nagasaki, 2025)
Subiu para três o número de mortos no grave acidente envolvendo um helicóptero de transporte médico que caiu no mar próximo à província de Nagasaki, no último domingo (30). A informação foi confirmada nesta segunda, dia 7, pela Guarda Costeira do Japão.
Entre as vítimas fatais estão uma paciente de 86 anos, cuja morte foi confirmada ainda no dia do acidente, seu familiar de 68 anos e um médico de 34 anos. Outros três ocupantes do helicóptero foram resgatados com vida e seguem em observação.
A aeronave havia decolado do aeroporto da ilha de Tsushima, com destino a um hospital em Fukuoka, maior cidade da região sudoeste da ilha de Kyushu. A decolagem ocorreu por volta das 13h30 de domingo, e o pouso estava previsto para 14h15. Porém, por volta das 13h43, o sinal de rastreamento do helicóptero parou de se mover, indicando uma possível emergência em voo.
Às 17h05, uma embarcação da guarda costeira localizou o helicóptero virado de cabeça para baixo, flutuando no mar. Três ocupantes foram resgatados com vida e conscientes, enquanto os demais foram retirados da aeronave posteriormente, mas já sem sinais vitais.
Segundo autoridades locais, o helicóptero pode ter tentado uma pouso forçado de emergência antes de cair. O piloto da aeronave, de 66 anos, tinha 3.692 horas de voo e era considerado experiente. A aeronave era operada sob contrato por uma empresa privada de aviação, que já havia sido investigada anteriormente.
De acordo com o hospital e a empresa aérea, a mesma operadora esteve envolvida em outro acidente fatal em julho do ano passado, na província de Fukuoka, no qual duas pessoas morreram. Desde então, suas aeronaves passaram por revisões de segurança. O helicóptero envolvido no acidente mais recente havia passado por uma inspeção completa na última sexta-feira, sem que qualquer anormalidade fosse detectada.
As autoridades seguem investigando a causa exata da queda e afirmam que medidas foram tomadas para evitar o afundamento da aeronave, permitindo sua análise técnica e recuperação.