Maquinista dorme no comando e trem passa da estação no Japão

Trem com 750 passageiros ultrapassa ponto de parada em Chigasaki, mas ninguém se fere

Na tarde do dia 3 de julho, por volta das 13h25, um trem da linha JR Tokaido, que seguia de Takasaki para Atami, passou cerca de 10 metros além do ponto correto de parada na estação de Chigasaki, em Kanagawa. O motivo: o maquinista, um homem na faixa dos 30 anos, cochilou durante a condução.

Segundo a JR Leste do Japão (JR East), cerca de 750 passageiros estavam a bordo dos 15 vagões. Felizmente, ninguém se feriu.

De acordo com a empresa, como recuar o trem poderia causar mau funcionamento em um dos cruzamentos ferroviários à frente, foi decidido não abrir as portas do primeiro vagão. Os passageiros embarcaram e desembarcaram a partir do segundo carro em diante.

O maquinista relatou que “adormeceu por um momento enquanto dirigia e, ao perceber a aproximação da estação, acionou o freio de emergência, mas já havia passado do ponto de parada”.

O incidente provocou atrasos de até 13 minutos em três trens da linha no sentido descendente, afetando aproximadamente 1.800 passageiros.

A JR East informou que está investigando o caso e analisará medidas para evitar que situações semelhantes aconteçam no futuro.