Kansai Electric anuncia plano de reconstrução de usina nuclear em Fukui

Presidente da empresa fará coletiva para explicar início de nova pesquisa no local da antiga usina de Mihama, interrompida após o acidente de Fukushima

A empresa japonesa Kansai Electric Power (Kanden) anunciou nesta terça-feira (22) que realizará uma coletiva de imprensa às 13h (horário local), em Osaka, para explicar seus planos de iniciar uma nova pesquisa no terreno da usina nuclear de Mihama, em Fukui. A medida é vista como um possível primeiro passo para a construção de uma nova usina nuclear no Japão, algo que não acontece desde 2009.

Segundo a empresa, trata-se de uma investigação voluntária no local onde ficava a antiga Usina Nuclear de Mihama, já desativada. A iniciativa retoma um projeto que chegou a ser iniciado entre 2010 e 2011, mas foi suspenso após o grave acidente na usina de Fukushima Daiichi, em março de 2011, o que gerou forte resistência à energia nuclear no país.

A possibilidade de novos reatores tem voltado à pauta nacional diante do envelhecimento das usinas atuais. No ano passado, o reator número 1 da Usina de Takahama, também em Fukui, ultrapassou 50 anos de operação, algo inédito no Japão. Essa situação aumenta a pressão por investimentos em novas instalações para garantir a segurança energética a longo prazo.

Ainda nesta terça, a Kansai Electric deve comunicar às autoridades locais de Fukui e municípios vizinhos sua intenção de retomar os estudos no local. A aceitação por parte da comunidade será crucial para o avanço do projeto.