Alerta de Tsunami para o litoral do Japão e evacuação imediata após terremoto no leste da Rússia

Autoridades japonesas pedem evacuação imediata após alerta de tsunami com ondas de até 3 metros previsto para várias regiões do país.

NOTA: As informações mais atualizadas a respeito dos alertas de Tsunamis, você pode conferir neste outro post aqui no Portal Mirai clicando neste link.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico informa que um terremoto de magnitude 8,8 ocorreu na costa leste de Kamchatka, na Rússia.

A Agência de Meteorologia do Japão emitiu um aviso de tsunami para as regiões da costa do Japão banhadas pelo Oceano Pacífico, desde Hokkaido até Kyushu.

⏰ Data e hora de emissão: terça-feira, 29 de julho – 21h40 (horário de Brasília) / quarta-feira, 30 de julho – 9h40 (horário do Japão).

Ultima atualização desta matéria: terça-feira, 29 de julho – 22h15 (horário de Brasília) / quarta-feira, 30 de julho – 10h15 (horário do Japão).

As autoridades japonesas emitiram um alerta máximo de tsunami nesta quarta-feira (30) após a previsão de ondas de até 3 metros em diversas regiões costeiras do país. O alerta foi emitido para a costa do Pacífico de Hokkaido, Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima, Ibaraki, Chiba, Tóquio, Shizuoka, Aichi, Mie e Wakayama, com previsão de chegada das primeiras ondas entre 10h e 11h30 (hora do Japão).

Ponto vermelho mostra local de tremor de magnitude 8,7, na costa leste da Rússia, em 29 de julho de 2025 (Imagem da USGS via G1)

Regiões mais afetadas e horários estimados

  • Hokkaido (leste, centro e oeste): ondas de 3m, chegada prevista às 10h–10h30
  • Aomori, Iwate, Miyagi, Fukushima: ondas de 3m, chegada prevista às 10h30–11h
  • Ibaraki, Chiba (Kujukuri, Sotobo e Uchibo), Tóquio (Ilhas Izu e Ogasawara): ondas de 3m, chegada prevista entre 10h30 e 11h30
  • Shizuoka, Aichi, Mie (sul) e Wakayama: ondas de 3m, chegada prevista às 11h30–12h

* Horários do Japão.

⚠️ O horário previsto é apenas uma estimativa e as ondas podem chegar antes ou depois. Ondas sucessivas podem atingir as mesmas áreas.

O Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) emitiu alerta de tsunamis para a Rússia e Japão. Ondas também podem atingir os estados americandos do Alasca e do Havaí e podem ultrapassar 3 metros acima do nível da maré.

O que fazer?

  • Evacue imediatamente para locais altos e seguros.
  • Afaste-se de praias, rios e áreas costeiras.
  • Não retorne até que todos os alertas sejam suspensos.
  • Mesmo pequenas mudanças no nível do mar podem ser perigosas.

Alerta preventivo

Além do alerta máximo, um alerta preventivo de tsunami (ondas de até 1 metro) foi emitido para áreas do Mar do Japão, Mar de Okhotsk, Baía de Tóquio, Osaka, Hyogo, Tokushima, Ehime, Kochi, Oita, Miyazaki, Kagoshima e Okinawa.

As autoridades reforçam que ondas podem superar as estimativas iniciais e que a prioridade deve ser a evacuação imediata.

Mapa na capa da matéria via NHK World.